Taiwan anuncia "consenso geral" com EUA sobre acordo comercial

  • 13/01/2026

"O objetivo das negociações comerciais entre os EUA e Taiwan sempre foi o de procurar reduções tarifárias recíprocas sem impor aumentos de impostos", sublinhou o Gabinete de Negociações Comerciais de Taiwan.

 

Os dois países chegaram a um "consenso geral" sobre este ponto, que permite a Taiwan "obter um tratamento preferencial", acrescentou o gabinete, em comunicado.

Taiwan e os Estados Unidos iniciaram negociações em abril para finalizar um acordo comercial depois de o Presidente norte-americano ter ameaçado impor uma tarifa de 32% sobre as exportações taiwanesas, posteriormente reduzida para 20%.

O Presidente taiwanês, William Lai Ching-te, prometeu aumentar os investimentos nos Estados Unidos e procurar reduzir ainda mais as tarifas sobre as exportações e evitar novas taxas sobre os chips eletrónicos taiwaneses.

Horas antes, o New York Times tinha avançado que o acordo incluiria a redução das tarifas sobre as exportações da ilha e o compromisso da TSMC, o maior fabricante mundial de semicondutores avançados, em aumentar o investimento nos Estados Unidos.

O acordo, que está a ser negociado há meses, está a ser alvo de revisão jurídica e poderá ser anunciado ainda em janeiro, disseram três fontes não identificadas ao jornal norte-americano.

O acordo reduziria as tarifas sobre os produtos taiwaneses para 15%, em linha com as tarifas impostas por Washington às importações do Japão e da Coreia do Sul.

Como parte do acordo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) também se comprometeria a construir pelo menos cinco novas fábricas de semicondutores no Arizona (sudoeste), de acordo com uma das fontes citadas pelo jornal.

Em 07 de agosto, o Governo dos Estados Unidos impôs uma tarifa de 20% sobre os produtos taiwaneses, com exceção dos semicondutores e de diversos dispositivos eletrónicos, que são o principal motor das exportações da ilha.

Desde então, as duas partes realizaram várias rondas de negociações, nas quais Taipé solicitou uma redução das tarifas e um tratamento preferencial.

A TSMC anunciou em março de 2025 planos para aumentar o investimento nos Estados Unidos para 165 mil milhões de dólares (141,5 mil milhões de euros), para construir novas fábricas, instalações avançadas de embalagem de chips e um centro de investigação no Arizona.

A empresa, cujos principais clientes incluem a Apple, Nvidia e AMD e que domina o segmento dos chips de ponta, opera atualmente uma fábrica de semicondutores avançados no Arizona e poderá iniciar a produção em massa numa segunda fábrica em 2027.

Taiwan é líder mundial no fabrico de semicondutores. O Presidente dos EUA, Donald Trump, acusou a ilha de roubar a indústria norte-americana de chips.

Aproximadamente 60% das exportações de Taiwan para os Estados Unidos são do setor das tecnologias de informação e comunicação, incluindo semicondutores.

Leia Também: Força Aérea de Taiwan procura piloto que se ejetou de um caça F-16

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918251/taiwan-anuncia-consenso-geral-com-eua-sobre-acordo-comercial#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes