Taiwan alerta para possíveis réplicas após o terramoto de magnitude 7
- 28/12/2025
O sismo ocorreu às 23h05, hora local de sábado (15h05 TMG), com epicentro no mar, a 32,3 quilómetros a leste do condado de Yilan, e a uma profundidade de 72,8 quilómetros, de acordo com dados da Agência Meteorológica Central de Taiwan.
O movimento foi claramente sentido em grande parte do território, com intensidade máxima em Yilan e em áreas do norte da ilha, incluindo Taipé e Nova Taipé.
O terremoto foi estimado como tendo tido magnitude 7,0 pelas autoridades taiwanesas, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) o situou em 6,6, uma diferença que decorre do uso de diferentes métodos de medição sísmica.
Como consequência do terramoto, o sistema ferroviário da ilha registou atrasos temporários durante a noite de sábado. A linha de alta velocidade sofreu atrasos em seis serviços devido a inspeções de segurança nas vias, enquanto quatro comboios convencionais pararam preventivamente após o tremor.
As autoridades ferroviárias, citadas pela agência oficial CNA, indicaram que, após a conclusão das revisões das infraestruturas e do fornecimento de energia elétrica, todos os serviços foram hoje restabelecidos normalmente.
As autoridades rodoviárias indicaram, por outro lado, que não foram detectados danos relevantes na rede viária, e os serviços públicos informaram incidentes isolados. Até o momento, não foram registadas vítimas.
O forte tremor também ativou os alertas nacionais de emergência, que soaram nos telemóveis, especialmente no norte da ilha.
Em alguns pontos, foram registados incidentes menores em instalações públicas e de transporte, sem feridos, de acordo com a CNA.
As autoridades da ilha alertaram que podem ocorrer réplicas de magnitude considerável e avisaram que, nos próximos dias e até uma semana, não se descartam novos terramotos entre 5,5 e 6,0, pelo que pediram à população que mantenha a precaução.
Nos últimos dez anos, foram registados, pelo menos, três terramotos de magnitude 6,6 ou superior num raio de 300 quilómetros deste epicentro, incluindo o devastador evento de magnitude 7,4 que abalou a zona de Hualien a 03 de abril de 2024, tendo provocado pelo menos 19 mortos, mais de mil feridos, danos estruturais extensos e um pequeno tsunami local na costa leste.
Taiwan está situada na confluência das placas filipina e eurasiática, pelo que os terramotos são frequentes neste território.
Leia Também: Sismo de magnitude 7,0 registado em Taiwan













