Suspensão de subsídio de mobilidade? "Uma mão não sabe o que a outra faz"

  • 14/01/2026

Num comunicado conjunto, o Ministério de Estado e das Finanças e o Ministério das Infraestruturas e Habitação adiantam que a "exigência de não existência de dívidas fiscais fica suspensa até 31 de janeiro" e que, durante esse período, o Governo vai "avaliar com os governos regionais" a aplicação da medida.

 

"O adiamento permitirá ao Governo avaliar, em conjunto com os governos regionais, a aplicação da medida, até à plena operacionalização da plataforma", lê-se no comunicado.

Em declarações à agência Lusa, o líder do PS/Açores Francisco César comentou que o executivo liderado por Luís Montenegro "é totalmente caótico na forma como gere os dossiers".

"É caso para dizer que uma mão não sabe o que é que a outra está a fazer. Tudo isto começou mal e parece-me que vai acabar mal. Em primeiro lugar, o Governo toma uma decisão 15 dias depois de tomar outra, exatamente no sentido contrário", disse.

E prosseguiu: "O comunicado desmente integralmente o senhor primeiro-ministro quando diz que o Subsídio Social de Modalidade é um instrumento fundamental de coesão social e territorial. E, portanto, se é um instrumento fundamental de coesão social e territorial, como nós sempre dissemos, nunca fez sentido a aplicação desse critério de não dívidas ao Estado".

Depois de referir que quando "parecia que o Governo tinha, finalmente, voltado atrás",  percebe-se que suspende a decisão "apenas durante 15 dias".

"Ora, os açorianos já não sabem como é que hão de trabalhar com este Governo e com que regras é que hão de seguir. Suspende-se durante 15 dias para falar com o Governo Regional. Bom, o Governo Regional já deu a sua opinião sobre o assunto, o parlamento dos Açores já deu a sua opinião sobre o assunto, os deputados da Assembleia da República eleitos pelos Açores também já transmitiram a sua posição", alegou.

O também deputado à Assembleia da República salientou que nos próximos 15 dias acontecem eleições, admitindo que aquilo que lhe parece é que ou "isto é uma manobra totalmente eleitoralista por causa das eleições presidenciais, o que é grave", ou então, o Governo percebeu que no parlamento a proposta do PS para eliminação desse critério "vai acontecer e quis fazer parecer que isso decorreu de uma negociação e não de uma derrota política".

Em relação a este assunto, também disse que dá para adaptar o velho ditado e afirmar que em "casa onde não há governo, todos ralham e ninguém tem razão".

"Neste caso, os únicos que têm [razão] são os açorianos que não querem a aplicação deste modelo e o Governo não sabe verdadeiramente o que é que quer fazer", comentou.

Em 06 de janeiro foi publicada uma alteração à portaria que define o modo de proceder ao apuramento do valor do subsídio social de mobilidade, que introduziu como critério para acesso ao reembolso das passagens a "regularidade da situação contributiva e tributária do beneficiário, perante a Segurança Social e a Autoridade Tributária e Aduaneira".

A medida gerou contestação dos governos regionais e dos partidos políticos dos Açores e da Madeira, que acusaram o Governo de discriminar os cidadãos das regiões autónomas.

Criado em 2015, o subsídio social de mobilidade prevê a atribuição de um reembolso a residentes, residentes equiparados e estudantes das duas regiões autónomas, que resulta da diferença entre o custo elegível da passagem, paga na íntegra pelo passageiro, e a tarifa máxima suportada pelo residente, definida por portaria.

Leia Também: Bolieiro elogia suspensão das alterações do subsídio de mobilidade

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2919601/suspensao-de-subsidio-de-mobilidade-uma-mao-nao-sabe-o-que-a-outra-faz#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes