"Suspensão" de Cabo Verde nos vistos dos EUA compromete mobilidade

  • 15/01/2026

"Num espaço de 15 dias, a atual administração dos Estados Unidos tomou duas decisões que afetam de modo grave os cidadãos de Cabo Verde na sua expetativa de mobilidade entre os dois países", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, José Luís Livramento, numa declaração à imprensa.

 

Segundo o governante, a primeira medida foi a inclusão de Cabo Verde numa lista em que os cidadãos que viajem a negócios ou turismo (vistos B1/B2) terão de prestar caução até 15.000 dólares (12.876 euros).

A segunda, anunciada na quarta-feira, foi a suspensão da emissão de vistos de imigrantes oriundos de 75 países, incluindo Cabo Verde.

José Luís Livramento recordou que a legislação norte-americana já exigia aos candidatos à residência permanente provas de que não seriam um encargo público, bem como a realização de exame médico por especialista, aprovado pela embaixada.

"Agora juntam-se novas exigências, políticas e regulamentos para assegurar que emigrantes destes países de alto risco não se tornem um peso público", apontou.

O ministro reiterou que o Governo de Cabo Verde continuará a trabalhar com os Estados Unidos para retomar a normalidade na mobilidade o mais rapidamente possível.

Entre as iniciativas em curso está o regresso do Corpo da Paz, que apoia a preparação dos cidadãos que vão emigrar, com foco no domínio mínimo da língua inglesa e no conhecimento da sociedade americana, garantindo melhor integração.

"Não é de agora que o Governo se preocupa com uma boa integração dos cabo-verdianos. Pensamos que esta situação é temporária", afirmou.

Os Estados Unidos têm anunciado novas regras para entrar no país.

Em 06 de janeiro, os EUA incluíram Cabo Verde e Angola numa lista de 38 Estados (onde há estavam Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe) cujos cidadãos que viajem a negócios ou turismo terão de prestar caução até 15.000 dólares (12.876 euros).

Segundo o Governo cabo-verdiano, o país apresenta uma taxa de permanência além do tempo permitido ('overstay') de 13,26%, acima dos 12,41% de 2013, valores superiores aos de vários outros países.

Na quarta-feira, Cabo Verde passou também a integrar a lista de 75 países, incluindo o Brasil, suspensos do processo de obtenção de vistos de imigração.

Ambas as medidas vão entrar em vigor na quarta-feira, 21 de janeiro.

Os Estados Unidos são um dos principais destinos da diáspora cabo-verdiana e o arquipélago vai disputar, este ano, o seu primeiro Campeonato do Mundo de futebol em solo norte-americano.

Leia Também: EUA suspendem pedidos de Cabo Verde para obtenção de vistos de imigração

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2920063/suspensao-de-cabo-verde-nos-vistos-dos-eua-compromete-mobilidade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes