Surtos e picadas de mosquitos matam 33 pessoas em Cuba (21 são crianças)

  • 02/12/2025

Morreram 33 pessoas, das quais 21 são crianças, na sequência de picadas de mosquitos afetados com os vírus dengue e chikungunya, em Cuba. Os dados foram avançados pela Ministra da Saúde, Carilda Pena, que explicou que estes são os casos registados desde julho.

 

Segundo explicou a governante durante um anúncio feito na televisão estatal na segunda-feira, e citado pela Reuters, a maioria das mortes (21) está relacionada com o vírus chikungunya, que é caracterizado por febres altas e dores incapacitantes nas articulações.

As restantes mortes, 12, decorreram na sequência da infeção por dengue

Segundo foi explicado, a propagação do vírus chikungunya começou em julho na província de Matanzas, tendo-se facilmente alastrado a todas as 15 regiões do país - que tem cerca de dez milhões de pessoas.

O vírus chikungunya foi primeiro identificado em África, nos anos 50. Os sintomas da doença começam a manifestar-se três a sete dias depois da picada. A maioria das pessoas recupera dentro de uma semana, de acordo com o que aponta o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças [Centers for Disease Control and Prevention, CDC na sigla em inglês]. Ainda assim, há quem relate experiências de ter tido dores durante os meses ou até anos seguintes à picada de um mosquito infetado.

E a dengue?

Simultaneamente, a ilha tem também sido afetada por um surto de dengue, dado que o país enfrenta escassez de água potável, alimentos e medicamentos.

A escassez de alguns destes produtos decorre há décadas, mas, de acordo com os especialistas, vive-se agora uma das piores crises económicas nas últimas décadas.

Chikungunya não é uma estreia

Segundo o que é explicado, esta não é a primeira vez que um surto de chikungunya afeta o país, tendo o último sido há mais de dez anos. Em 2014, o surto em causa terá sido contido, no entanto. Não haverá também um tratamento específico para esta doença, a CDC recomenda a vacinação.

Face ao aumento da presença dos mosquitos afetados, a Comissão Europeia autorizou em fevereiro deste ano uma vacina contra o vírus chikungunya para adultos e jovens com mais de 12 anos.

Note-se que já na altura da aprovação desta vacina, a maioria dos casos detetados do vírus cikungunya no espaço comunitário envolveu pessoas que tinham viajado para fora dos países da União Europeia.

O aumento da presença destes mosquitos levou também a aprovações noutros locais do mundo, como no Brasil, onde não tinha sido dada luz verde para uma vacina semelhante.

Leia Também: Mais de 47 mil pessoas internadas em Cuba com dengue ou chikungunya

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2898210/surtos-e-picadas-de-mosquitos-matam-33-pessoas-em-cuba-21-criancas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes