Surpresa na Taça. Torreense afasta Casa Pia dos 'quartos' em Rio Maior
- 17/12/2025
O Torreense aproveitou, esta quarta-feira, a má fase do Casa Pia para seguir para os quartos de final da competição, após vencer, por 2-1, em Rio Maior.
Aos 24', a lesão do defesa-central Duplexe Tchamba custou caro aos locais, que ficaram em inferioridade no marcador. O jogador camaronês acusou uma lesão muscular e não foi capaz de acompanhar a jogada, deixando Dany Jean solto de marcação dentro da área. O avançado limitou-se a empurrar a bola para dentro da baliza defendida por Daniel Azevedo.
Após o golo, o coletivo de Torres Vedras baixou o bloco e concedeu a iniciativa de jogo aos casapianos. Renato Nhaga e Dailon Livramento colocaram em sentido o guardião Unai Pérez. Antes do intervalo, grande oportunidade para o Torreense fazer o segundo golo. Valeu o corte providencial de David Sousa em cima da linha de baliza, a impedir nova festa de Dany Jean.
Na segunda parte, a festa voltou a pertencer aos comandados de Vítor Martins. Na sequência de um livre lateral, aos 64', o médio Costinha apanhou Daniel Azevedo de surpresa, que ficou muito mal na fotografia, deixando a bola escapar entre as mãos. Enorme 'frango' do jogador português, habitual suplente de Patrick Sequeira.
O encontro ganhou emoção na sua reta final. Mohamed Ali-Diadié colocou mão na bola dentro da área e o Casa Pia beneficiou de uma grande penalidade. Na marca dos onze metros, Jeremy Livolant abriu uma janela de esperança para a turma lisboeta.
O juiz da partida, João Gonçalves, deu sete minutos de compensação, mas o o resultado não sofreu qualquer alteração. Festa do Torreense, que colocou um ponto final na série de três derrotas consecutivas. O atual oitavo classificado da II Liga persegue o sonho do Jamor, sabendo que terá pela frente a UD Leiria na próxima fase da prova rainha. Certo é que teremos uma equipa da II Liga na meia-final.
Por sua vez, o Casa Pia disse adeus à Taça de Portugal. A vida continua difícil para o técnico Gonçalo Brandão, com sérias dificuldades para dar volta à atual situação. Refira-se que os 'gansos' ocupam o 16.º e antepenúltimo lugar da I Liga, com 10 pontos ao fim de 14 jornadas.
O que falta jogar nos oitavos de final?
A ronda irá prosseguir, esta quarta-feira, com um duelo entre primodivisionários. O Vitória SC irá receber o AVS, quase um mês depois do jogo do campeonato, com ampla vitória (4-0) dos vimaranenses.
Às 20h45, o Benfica, vice-campeão da prova rainha, vai jogar no Estádio São Luís, frente ao Farense.
Na quinta-feira, será a vez dos outros ditos dois 'grandes' em ação. O campeão Sporting irá prosseguir a defesa do título no terreno do Santa Clara (18h45), ao passo que o FC Porto terá frente um duro teste com o Famalicão, no Dragão (20h45).
A eliminatória dos oitavos de final ficará apenas encerrada na próxima semana. No dia 23, o Caldas, da Liga 3, irá receber o Sporting de Braga. Quatro dias volvidos, o Lusitano de Évora terá pela frente o Fafe, num duelo entre equipas da Liga 3.
Qual o emparelhamento dos quartos de final?
FC Porto-Famalicão/Farense-Benfica
Torreense-UD Leiria
Lusitano de Évora-Fafe/Caldas-Sporting de Braga
Santa Clara-Sporting-Vitória SC-AVS
[Notícia atualizada às 20h33]














