Supremo suspende bloqueio ao plano republicano de redistribuição eleitoral no Texas

  • 22/11/2025

A decisão do tribunal federal em El Paso tinha concluído que o novo mapa eleitoral favorecia deliberadamente os eleitores brancos e diluía o poder político das comunidades negras e hispânicas.

 

A decisão tinha sido tomada por 2 votos a favor e 1 contra, e respondeu a processos interpostos por grupos de direitos civis, que contestaram o plano em nome dos eleitores minoritários.

O mapa, elaborado durante o verão de 2025, visava conceder aos republicanos cinco assentos adicionais na Câmara dos Representantes e desta forma manterem a escassa maioria no Congresso. A decisão dos juízes federais de El Paso obrigaria o Texas a usar o mapa aprovado pela legislatura estadual em 2021, com base no censo de 2020, caso fosse confirmada.

O Governo do estado do Texas reagiu e solicitou ao mais alto tribunal dos Estados Unidos, de maioria conservadora, que lhe permitisse usar o novo mapa eleitoral, o que, poucas horas depois, levou ao congelamento temporário da decisão tomada na terça-feira pelo tribunal de El Paso.

Conhecida como "suspensão administrativa", a ordem foi concedida pelo juiz Samuel Alito, do Supremo, que solicitou aos opositores que apresentassem uma resposta ao pedido do Texas até segunda-feira à tarde.

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos, cuja maioria é conservadora, bloqueou decisões semelhantes de tribunais de primeira instância nos estados do Alabama e Louisiana, ocorridas perto das eleições, alegando que poderiam gerar confusão entre os eleitores e as autoridades eleitorais.

Neste caso, a intervenção do Supremo ocorreu poucas horas depois de o Texas ter solicitado a intervenção devido à proximidade das eleições primárias para o Congresso em março de 2026.

O Texas não é o único estado em disputa: mapas eleitorais redesenhados na Califórnia, Missouri e Carolina do Norte também enfrentam contestação judicial, enquanto o Supremo Tribunal avalia separadamente um caso na Louisiana que poderia limitar o uso da raça como critério na redistribuição de distritos, de acordo com a Lei do Direito ao Voto.

 

APL // APL

Lusa/Fim

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2892671/supremo-suspende-bloqueio-ao-plano-republicano-de-redistribuicao-eleitoral-no-texas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes