Superstições de Ano Novo que se mantêm no mundo! Qual delas vai testar?
- 28/12/2025
As superstições de Ano Novo mantêm-se vivas em qualquer parte do mundo! Não pense que a ideia de saltar de uma cadeira à meia-noite é exclusiva de Portugal.
Pelo contrário, segundo aponta a Country Living este ritual em concreto até é da Dinamarca — mas ao invés de saltarem de uma cadeira, saltam de um sofá ou de uma poltrona.
À semelhança de rezas e mezinhas, também não há nada que comprove a eficácia deste ou de outros rituais, mas eles mantêm-se.
Mesmo que se queixe de azar, será que quem saltou teve mais sorte durante o ano? Pelo menos mais confiante deve ter estado enquanto se lembrava desse feito.
Rituais que pode experimentar esta passagem de ano
As 12 passas no espumante: Esta tradição é a mais comum. Quando tocam as doze badaladas as pessoas costumam juntar doze passas ao espumante, ou seja, pode-se pedir também doze desejos — um por cada mês do ano.
Descascar uma romã: Este ritual Turco simboliza sorte e prosperidade neste e noutros países próximos. No dia da passagem de ano descascam a romã e adicionam-na a pratos das refeições, sejam saladas ou uma sobremesa.
Leia Também: Abriu o guarda-chuva dentro de casa? O que 5 signos supersticiosos evitam
Fazer barulho com panelas e frigideiras: Se pensa que esta é uma forma de comemoração para celebrar o novo ano quando bate o ponteiro na meia noite, está completamente enganado. O propósito do barulho estridente das panelas a baterem umas nas outras não se restringe à comemoração.
Esta prática representa uma tentativa metafórica de "afastar espíritos malignos", esclarece Luísa Paixão no seu blog. "Está profundamente enraizado na crença de que os sons tumultuados servem como um impedimento para espíritos malignos e energias negativas".
Não coma frango na noite de passagem de ano: Já imaginou ver os sonhos de 2026 a voarem no primeiro minuto do ano? Pois, é exatamente isso que esta superstição representa. O Parade refere ainda que o ano seguinte pode ser "cheio de azar porque alguns acreditam que, por as galinhas terem asas, a sorte pode voar".
Saltar sete ondas: Apesar desta tradição ter origem no Brasil e em Portugal a temperatura da água em nada se assemelhar à deste país, há quem leve a sério esta tradição logo nos primeiros segundos do ano.
Depois da meia noite, com todos os cuidados, vá para a praia e salte sete ondas, fazendo um pedido em cada uma delas. Esta superstição está entregue à sorte que a deusa do mar pode oferecer. Acredita-se que Iemanjá, a famosa deusa do mar, fará com que os sete desejos se tornem realidade.














