Sudão. ONU afirma que era possível evitar a "catástrofe" de Al-Fashir

  • 09/02/2026

Com receio de que a situação se repita em Kordofan, Türk, referiu que milhares de pessoas foram assassinadas "em questão de poucos dias" e dezenas de milhares fugiram aterrorizadas após a tomada da cidade sudanesa de Al-Fashir pelas forças paramilitares em outubro.

 

"O meu gabinete alertou para o risco de atrocidades em massa na cidade sitiada de Al-Fashir durante mais de um ano", declarou Türk perante o Conselho dos Direitos Humanos da ONU.

A tomada de Al-Fashir pelos paramilitares das Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em Inglês) foi marcada, segundo vários relatos, por massacres, violações e raptos.

"Se ficarmos de braços cruzados, lamentando-nos enquanto os exércitos e os grupos armados cometem crimes internacionais (...), só podemos esperar o pior", assegurou.

Türk, que em meados de janeiro fez a sua primeira viagem ao Sudão desde o início da guerra civil há quase três anos, relatou que durante a visita pôde reunir-se com sobreviventes dos massacres.

"Poucas vezes vi pessoas tão traumatizadas pelas suas experiências", recordou, e salientou que o gabinete que dirige entrevistou cerca de 140 vítimas e testemunhas.

Com os seus testemunhos, forneceram provas consistentes de assassínios em massa, execuções sumárias de civis, violência sexual, tortura, desaparecimentos e detenções para pedir resgates.

Alguns deles, disse ele, denunciaram o homicídio de centenas de pessoas que se refugiaram na Universidade de Al-Fashir, e também ataques a profissionais de saúde, bem como outros ataques de motivação étnica dirigidos a pessoas não árabes, em particular membros do povo zaghawa.

Além disso, a violência sexual "foi sistematicamente utilizada como arma de guerra pelas RSF e milícias aliadas", e muitas vítimas relataram violações em grupo e outros abusos contra mulheres e meninas.

Türk lembrou que o Tribunal Penal Internacional indicou nas suas investigações que, durante a tomada da cidade, as RSF cometeram crimes de guerra e contra a humanidade, conclusões com as quais o seu gabinete concorda após recolher informações de sobreviventes.

O alto comissário austríaco reiterou o receio de que estas graves violações dos direitos humanos se repitam na região central sudanesa de Kordofan, atual foco dos principais confrontos armados entre o exército e as RSF.

Embora o exército sudanês e os seus aliados tenham conseguido quebrar os cercos das RSF a localidades dessa região, como Kadugli e Dilling, continuam os ataques com drones, que causaram dezenas de vítimas civis, e persiste o risco de execuções sumárias, violência sexual e detenções arbitrárias.

Dado este contexto, Türk instou a comunidade internacional a pôr fim ao "fluxo contínuo de armamento" para o Sudão, incluindo a chegada de sistemas avançados de drones armados, e insistiu na necessidade de alargar a todo o país o embargo que atualmente só se aplica a Darfur.

Desde 15 de abril de 2023, o Sudão está mergulhado numa guerra devastadora entre o exército e as RSF, que provocou a maior crise humanitária do mundo com cerca de 34 milhões de pessoas a necessitarem de ajuda, das quais 17 milhões são crianças.

No auge dos combates, cerca de 14 milhões de pessoas foram forçadas a fugir, tanto no interior do país como para o estrangeiro.

A guerra no Sudão já causou a morte de dezenas de milhares de pessoas - algumas estimativas apontam para mais de 150.000.

Segundo os últimos dados do Quadro Integrado de Classificação da Segurança Alimentar, um organismo da ONU com sede em Roma, mais de 21 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar grave, e dois terços da população necessitam urgentemente de ajuda.

Leia Também: Sudão. OMS fala em pelo menos 31 mortos em ataques contra centros médicos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2936096/sudao-onu-afirma-que-era-possivel-evitar-a-catastrofe-de-al-fashir#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes