Sudão: Mais de 10.000 refugiados em 72h devido a aumento da violência

  • 28/12/2025

Cartum, 28 dez 2025 (Lusa) - Mais de 10 mil pessoas fugiram das suas casas nas regiões do Darfur do Norte e do Kordofan do Sul, situados no oeste e sul do Sudão, nas últimas 72 horas, informou a agência de migração da ONU.

 

Na quinta e sexta-feira, mais de 7.000 residentes abandonaram as cidades de Kernoi e Oum Baru, no Darfur do Norte, perto da fronteira com o Chade, devido a um aumento da violência, indicou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Entre quarta e sexta-feira, aproximadamente 3.100 pessoas fugiram de Kaduqli, a capital do Kordofan do Sul, que está cercada pelas Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) há mais de 18 meses, segundo a OIM.

Na cidade de Kaduqli, onde foi declarada a fome em novembro, as organizações humanitárias evacuaram as suas equipas após a retirada da base logística da ONU, de acordo com uma fonte local citada pela AFP.

A guerra entre o exército sudanês e as RSF já fez, desde abril de 2023, dezenas de milhares de mortos, 11 milhões de deslocados e desencadeou a pior crise humanitária do mundo, segundo a ONU.

A captura de El-Fasher, capital do Darfur do Norte, pelas RSF no final de outubro, já tinha provocado o êxodo de mais de 107.000 civis, ainda de acordo com a OIM.

Nos últimos dias, os paramilitares avançaram para oeste através de enclaves habitados pelo grupo étnico Zaghawa, anteriormente controlados por milícias aliadas ao exército.

Na sexta-feira, dois soldados chadianos foram mortos por um drone das RSF que atingiu a cidade fronteiriça de Tiné, disse uma fonte militar chadiana à AFP.

Controlando um terço do território sudanês, as RSF concentram agora as suas ofensivas no vizinho Kordofan, uma região rica em petróleo, ouro e terras férteis, procurando recapturar o corredor central do Sudão que liga o Darfur à capital, Cartum.

A guerra no Sudão dividiu o país em dois: o exército controla o norte, o leste e o centro, enquanto as RSF dominam a região do Darfur e, com os seus aliados, algumas partes do sul.

Leia Também: "A cooperação entre a Turquia e o Sudão será reforçada em muitas áreas"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2910541/sudao-mais-de-10000-refugiados-em-72h-devido-a-aumento-da-violencia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes