Sucesso europeu afastou prodígio croata do Benfica: "Tinham de perder"
- 26/12/2025
Toni Fruk, uma das grandes revelações da edição deste ano do campeonato croata, revelou, esta sexta-feira, que esteve muito perto de rumar ao Benfica no mercado de transferências do verão passado. A operação não aconteceu por conta do sucesso europeu das águias.
Numa extensa entrevista concedida ao programa Dnevnik, da estação televisiva croata Nova TV, Fruk, o grande goleador do Rijeka nesta temporada, revelou que o negócio caiu por terra devido ao apuramento das águias para a Liga dos Campeões.
Tudo aconteceu por volta da altura da eliminatória entre o Benfica e o Fenerbahçe, na altura orientado por José Mourinho, no playoff da Champions. O clube da Luz acabou por eliminar o conjunto turco e seguir para a fase de liga única da Liga dos Campeões. Se as águias tivessem perdido e seguido para a Liga Europa, Toni Fruk teria assinado pela águias.
"Sim [estive perto de rumar ao Benfica]. Foi uma situação um pouco estranha. O meu agente disse-me que era preciso esperar pelo resultado deste jogo [contra o Fenerbahçe] para ver como acabava", começou por dizer o extremo croata.
"Eles disseram que dependia da fase em que estivessem, se fosse a Liga dos Campeões ou a Liga Europa. Tudo dependia do orçamento e iriam atrás desses jogadores consoante isso", vincou Fruk, que recordou uma conversa com o amigo Franjo Ivanovic na seleção da Croácia, avançado que o Benfica contratou no verão ao Union Saint-Gilloise.
"Pouco depois, encontrei o Franjo [Ivanovic] mais tarde na seleção e disse: 'vocês tinham que seguir em frente, podiam ter perdido para convivermos um pouco... Mas tudo bem, vai ser como tem que ser, como sempre foi", referiu o avançado de 24 anos.
O que é certo é que o Benfica acabou mesmo por eliminar o Fenerbahçe, que haveria de despedir José Mourinho na sequência dessa eliminação, e contratar outro extremo. Em cima do fecho do mercado de transferências, as águias asseguraram a chegada do belga Dodi Lukebábio, atualmente a recuperar de uma lesão, junto do Sevilla, a troco de 20 milhões de euros.
Quanto a Toni Fruk, de 24 anos, o extremo passou pela formação dos belgas do Mouscron e do italianos da Fiorentina. Cmo sénior representou o HNK Gorica e o HNK Rijeka, clube pelo qual contabiliza 11 golos e duas assistências em 29 jogos esta temporada.
A saída de Fruk da Croácia voltou a ser noticiada nas últimas semanas. Crystal Palace e Arsenal, da Premier League, estão de olho no extremo, tal como o Benfica voltou a ser associado a este prodígio croata. O Estugarda, da Bundesliga, e o Villarreal, da La Liga, também estarão na pista deste jogador.














