Sucessão de Ruben Amorim gera 'bate-boca' entre Roy Keane e Rio Ferdinand
- 14/02/2026
Michael Carrick fez aquilo que parecia impossível, até há bem pouco tempo, e conduziu o Manchester United a um ciclo de quatro vitórias (ante Manchester City, Arsenal, Fulham e Tottenham) e um empate (perante o West Ham), nos cinco primeiros jogos na qualidade de sucessor interino de Ruben Amorim.
Os resultados melhoraram de forma significativa, em relação ao 'reinado' do treinador português, assim como as exibições, ao ponto de já haver quem defenda que, a manter-se o atual cenário, estão reunidas as condições para se manter no cargo além do final da presente temporada de 2025/26. Um dos seus mais 'ferozes' defensores tem sido Rio Ferdinand, seu antigo companheiro de equipa.
"Há riscos com qualquer pessoa que vá para lá. Faça Michael Carrick aquilo que fizer, corra tão bem como correr, se ficar com o emprego, após um grande final de época, ainda haverá risco", afirmou, no início da semana, em declarações prestadas no próprio canal de YouTube, intitulado 'Rio Ferdinand Presents'.
"Há um elemento de risco, mas, com todos os nomes que estão a ser lançados ao ar, há um elemento de risco envolvido. Eu não conheço nenhum setor na vida no qual alguém aceite a oportunidade para ter sucesso, entre com tudo e arrase. Esperemos que continue assim. Neste momento, ele está a arrasar", prosseguiu.
"Ainda assim, há pessoas que dizem 'Não, mesmo assim, ele não deve ficar'. Eu não percebo isso da parte do Roy [Keane], tenho de ser honesto. Eu não sei como é que podes ser tanto contra isto", completou, referindo-se a um outro comentador desportivo com o qual chegou a partilhar balneário, durante a passagem por Old Trafford.
"Gostava que Rio Ferdinand ficasse calado, agora"
Ora, fazendo jus à fama que o acompanha, Roy Keane recusou deixar Rio Ferdinand sem resposta. O 'contra-ataque' surgiu esta semana, durante uma conversa mantida com Gary Neville, que, no podcast 'The Overlap', começou por recordar a personalidade que o defesa-central tinha, durante a carreira de jogador.
"Eu sei que acabei de dizer que falar é uma pequena irrelevância, no terreno de jogo, mas se fica silencioso... O Rio, para ser justo, era um daqueles que nunca se calava, porque, se te calas quando és um defesa...", estava a dizer, quando foi subitamente interrompido pelo companheiro de painel, que atirou: "Eu gostava que ele ficasse calado, agora".
Esta tirada provocou gargalhadas por parte, não só de Gary Neville, como também de Jamie Carragher, Ian Wright, Jill Scott... e até do próprio Rio Ferdinand, que partilhou este trecho, na rede social X (o antigo Twitter), acompanhado de uma série de 'emojis', ao mesmo tempo que identificou Gary Neville.
🤣🤣🤣 @GNev2 https://t.co/zTCepfPDsp
— Rio Ferdinand (@rioferdy5) February 13, 2026
Manchester United reentra na luta pela Liga dos Campeões
Futuro de Michael Carrick à parte, a verdade é que o bom momento desportivo relançou o Manchester United na luta pelos lugares de apuramento para a Liga dos Campeões. Neste momento, surge no quarto lugar da Premier League (o último que dá acesso à prova milionária), com 45 pontos, mais um do que o Chelsea.
O próximo desafio será perante o Everton, no Hill Dickinson Stadium, e tem apito inicial agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) do dia 23 de fevereiro, segunda-feira.
Leia Também: "Colonizado por imigrantes". Ex-patrão de Amorim dá entrevista bombástica













