Sucessão da MAI? "Oportunamente falaremos sobre isso", diz Montenegro

  • 11/02/2026

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assegura que tudo está a ser feito para gerir o caudal do rio Mondego apesar de estarmos a viver "um desafio extremo" naquela região. Sobre a demissão da ministra da Administração Interna, afirma ter compreendido as razões da saída.

 

De visita a Coimbra, depois de ter sido adiado o debate quinzenal agendado para esta tarde, Luís Montenegro participou numa reunião nas instalações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que contou com a presença do Presidente da República, a ministra do Ambiente, os secretários de Estado da Proteção Civil e Administração Local, vários autarcas e o presidente da APA.

A ocasião serviu ainda para fazer uma visita à Ponte do Açude, onde Luís Montenegro falou aos jornalistas, logo depois do Presidente da República.

"Nós vivemos um tempo de grande exigência, de um desafio extremo. Estamos no limiar da capacidade possível para conter estas águas do rio Mondego e, portanto, a palavra é simultaneamente de tranquilidade porque tudo aquilo que pode ser feito está a ser feito - incluindo a medida preventiva mais extrema, que é a evacuação - e tudo aquilo que puder ainda ser salvaguardado vai ser salvaguardado do ponto de vista da gestão do caudal, do ponto de vista técnico e do ponto de vista da interação com os nossos vizinhos espanhóis", garantiu Luís Montenegro, no final desse encontro.

"Dito isto, quero também deixar uma palavra de grande confiança naqueles que, no terreno, estão a protagonizar todas as operações tendentes a salvaguardar a vida das pessoas, os bens das pessoas, nomeadamente os autarcas", sinalizou.

"A nossa organização administrativa precisa desta rede que, no território, as freguesias acrescentam", refletiu o chefe de Governo. "Todas as entidades do Estado, todas as forças e serviços de segurança - em particular a PSP e GNR, que têm feito um trabalho inexcedível de contacto com as populações para lhes explicar as medidas preventivas que é preciso tomar, para as sensibilizar e depois para as ajudar, nomeadamente, a sair de casa - as entidades do setor social, do setor da saúde, está tudo em prevenção máxima para não faltar nada dentro daquilo que é a gestão de uma situação que é, de alguma maneira, nunca 100% previsível."

Questionado sobre a demissão da ministra da Administração Interna, Luís Montenegro garantiu que compreendeu as razões do pedido de demissão e adiantou que, "oportunamente", anunciará o nome da ou do sucessor de Maria Lúcia Amaral.

"Quer eu quer o senhor Presidente da República acertámos [a saída], com base na iniciativa da senhora ministra da Administração Interna cessante", afirmou apenas.

Contornando as questões da comunicação social sobre o tema, o chefe do Executivo quis antes deixar mais uma garantia às populações.

"Há pessoas que se confrontam com a circunstância de não terem acesso às suas casas, de não terem a possibilidade de fazer a sua vida normal, de levarem os seus filhos às escolas, de poderem trabalhar, de poderem ir tratar de outros membros da família, de ir tratar daquilo que é seu. Há pessoas ainda, infelizmente, que não têm a reposição do serviço de energia elétrica, que têm ainda algumas dificuldades de comunicação. Eu quero dizer que ninguém está esquecido, que ninguém vai ficar para trás", assegurou.

O primeiro-ministro, que está a assumir, de forma transitória, a pasta da Administração Interna, cancelou a sua participação no retiro informal de líderes da União Europeia (UE), que se realiza na quinta-feira na Bélgica e será dedicado à competitividade europeia, devido à situação de calamidade em Portugal. 

Fontes governamentais indicaram à imprensa portuguesa em Bruxelas que Luís Montenegro, que tinha previsto deslocar-se -- tal como todos os restantes líderes da UE -- ao castelo belga de Alden Biesen, a cerca de uma hora de Bruxelas, já não o vai fazer devido à situação de calamidade e ao risco de cheias no país.

Na região de Coimbra, vários concelhos do distrito, principalmente no baixo Mondego, estão a ser atingidos por cheias graves nos últimos dias.

No plano político, o debate quinzenal que foi adiado para sexta-feira será o primeiro após a demissão de Maria Lúcia Amaral das funções de ministra da Administração Interna, pasta que, transitoriamente, será assumida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal. As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

MAI demitiu-se, Marcelo aceitou e reações não tardaram:

MAI demitiu-se, Marcelo aceitou e reações não tardaram: "Única saída"

A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, demitiu-se do cargo na noite de terça-feira, tendo a informação sido partilhada através da Presidência da República, que deu conta de que Marcelo havia aceitado o pedido. Mas depois da onda de críticas, quais foram as reações partidárias à saída da ministra?

Maria Gouveia | 08:30 - 11/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2937597/sucessao-da-mai-oportunamente-falaremos-sobre-isso-diz-montenegro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes