Subsídio de Mobilidade? Bolieiro preferia eliminação em vez de adiamento

  • 31/01/2026

"Eu vou ser franco. Eu preferia que fosse a eliminação, porque é clara e objetiva a posição dos Açores e do Governo dos Açores desde sempre. Nós não somos favoráveis àquela solução", disse José Manuel Bolieiro.

 

O Governo decidiu alargar até 31 de março a suspensão da comprovação de dívidas fiscais e contributivas para beneficiários do SSM nos Açores e na Madeira, de forma a evitar problemas nos pagamentos.

A suspensão tinha sido inicialmente definida até hoje, mas o Ministério das Infraestruturas adiantou à agência Lusa que, "estando ainda a decorrer um processo de avaliação, em articulação com os Governos regionais, revela-se adequado manter a suspensão da aplicação deste requisito até ao dia 31 de março de 2026, de modo que não fiquem prejudicados os pagamentos através da plataforma eletrónica".

Questionado hoje pela Lusa sobre a decisão, o líder do executivo açoriano de coligação PSD/CDS-PP/PPM reconheceu que é positiva, "na medida em que suspende".

Bolieiro espera que todo o processo decorra para que sejam aprovadas as propostas de lei e, em particular, a iniciativa do Governo dos Açores, que foi provada por unanimidade pela Assembleia Legislativa Regional, para eliminar essa questão, para que, depois, os Governos dos Açores, da Madeira e da República possam trabalhar em conjunto "para encontrar uma solução".

O líder do executivo açoriano deseja que a solução encontrada "seja a mais hábil para cumprir o princípio da continuidade territorial e ser solidária com um preço que seja compatível" com a mobilidade territorial que "importa assegurar" e com "um preço administrativo".

Na sua opinião, o que está mal no modelo em vigor é "exigir ao passageiro o pagamento do preço comercial, para depois receber uma indemnização da diferença entre o preço administrativo fixado e o preço comercial".

"Eu tenho dito e repito, todas as vezes. O bom exemplo que nós temos nos Açores através da Tarifa Açores [que assegura viagens ida e volta a 60 euros interilhas para residentes] devia ser inspirador para esta solução da relação da continuidade territorial entre as duas regiões, [os] Açores e a Madeira, e o continente português", disse Bolieiro à margem da sessão do lançamento do livro "JSD/Açores - Uma escola política ao serviço da juventude", onde participou na qualidade de líder do PSD/Açores.

A suspensão da comprovação de dívidas fiscais tinha sido inicialmente definida até 31 de janeiro de 2026, mas o Ministério das Infraestruturas adiantou à Lusa que "estando ainda a decorrer um processo de avaliação em articulação com os Governos regionais, revela-se adequado manter a suspensão da aplicação deste requisito até ao dia 31 de março de 2026, de modo que não fiquem prejudicados os pagamentos através da plataforma eletrónica".

Enquanto decorre a avaliação, os beneficiários continuam a receber o reembolso do subsídio sem necessidade de apresentar documentos sobre dívidas fiscais ou contributivas, evitando atrasos e constrangimentos no acesso à ajuda.

No dia 06 de janeiro foi publicada uma alteração à portaria que define o modo de proceder ao apuramento do valor do subsídio social de mobilidade, que introduziu como critério para acesso ao reembolso das passagens a "regularidade da situação contributiva e tributária do beneficiário, perante a Segurança Social e a Autoridade Tributária e Aduaneira".

A medida gerou contestação dos governos regionais e dos partidos políticos dos Açores e da Madeira, que acusaram o Governo de discriminar os cidadãos das regiões autónomas.

Criado em 2015, o subsídio social de mobilidade prevê a atribuição de um reembolso a residentes, residentes equiparados e estudantes das duas regiões autónomas, que resulta da diferença entre o custo elegível da passagem, paga na íntegra pelo passageiro, e a tarifa máxima suportada pelo residente, definida por portaria.

Leia Também: Madeira contactada sobre subsídio? "Só se for noutra região do planeta"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2930241/subsidio-de-mobilidade-bolieiro-preferia-eliminacao-em-vez-de-adiamento#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes