STP repudia pressão política e diz que ministro deve pedido de desculpa

  • 23/12/2025

"O STP [Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual] repudia qualquer tentativa de destruição do Serviço Público de Rádio e Televisão que a RTP faz e dará combate a qualquer agenda que pretenda fragilizar a confiança dos cidadãos na RTP", afirmou, em comunicado, exigindo ao ministro da Educação, Fernando Alexandre, um pedido de desculpa aos portugueses.

 

O ministro da Educação defendeu, numa cerimónia em Lisboa na semana passada, que as residências públicas devem ter alunos de vários estratos sociais, caso contrário, dando prioridade aos bolseiros, irão degradar-se mais rapidamente.

Posteriormente, em declarações na RTP-Notícias, o ministro considerou que as suas palavras foram descontextualizadas: "O que eu disse é que, quando tenho um serviço público que é usado apenas por pessoas que não têm voz, que são de rendimentos mais baixos, por razões de gestão, o serviço se degrada", disse Fernando Alexandre.

Em entrevista ao jornal digital ECO divulgada na sexta-feira, Fernando Alexandre referiu que a RTP esteve presente na sessão toda, considerando que a escolha do trecho que foi transmitido não foi por acaso.

"A direção tem de investigar por que razão a jornalista escolheu aquele trecho. Quem esteve na sessão não ficou com a ideia que a RTP passou. Eu fiz um discurso longo e contextualizei aquilo que estava a dizer", apontou na entrevista.

O STT disse que as referências do ministro a supostas "agendas camufladas" e a "incompetência" constituem acusações que atingem a credibilidade da informação da RTP e os seus jornalistas.

O Conselho de Redação da RTP (CR-TV) frisou que a entrevista de Fernando Alexandre ao ECO "contém afirmações que colocam em causa, de forma grave e injustificada, o bom nome, o profissionalismo, a idoneidade e a ética" da redação.

A estrutura sindical apelou para que Conselho de Redação da RTP, Administração e Direção de Informação defendam publicamente o bom nome da RTP e dos seus trabalhadores.

O STT, afeto à CGTP, referiu ainda não aceitar, por qualquer membro do Governo, "insinuações que possam configurar uma forma de pressão política sobre o trabalho jornalístico, nem qualquer movimento que, direta ou indiretamente, contribua para destruir o serviço público de media ou para condicionar a liberdade de informação e a autonomia editorial na RTP".

Este sindicato insistiu que a RTP não serve agendas governamentais ou interesses particulares, mas os cidadãos.

Leia Também: Acusações do ministro da Educação sobre RTP são "graves e injustificadas"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2908997/stp-repudia-pressao-politica-e-diz-que-ministro-deve-pedido-de-desculpa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes