Sting jet volta a Portugal após 8 anos: Mas, afinal, que fenómeno é este?

  • 28/01/2026

A depressão Kristin está a deixar estragos por todo o país. Cerca de 12 horas após ter chegado em força a Portugal continental, ainda é responsável por cerca de meio milhão de clientes estarem sem luz um pouco por todo o país. O fenómeno que está no origem desta destruição é chamado de "sting jet", e, de acordo com o que explicou o especialista Nuno Lopes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é "raro".

 

De acordo com o que Nuno Lopes detalhou durante a conferência de imprensa dada ao início da tarde desta quarta-feira, só há registos de outras duas situações semelhantes. Uma aconteceu em 2018, com a passagem do furacão Leslie, e uma outra com uma tempestade de 2009. 

O IPMA adiantou também, quando contactado pelo Notícias ao Minuto, que a rajada mais forte registada pelas suas estações foi de 149 km/h, entre as 3 e as 4 horas da manhã de hoje (quarta-feira), no Cabo Carvoeiro.

Mas, afinal, o que é o "sting jet"?

O fenómeno já foi explicado pelo IPMA, nomeadamente, num artigo dedicado ao furacão Leslie, que devastou uma das zonas também mais afetada agora (Figueira da Foz). Na altura, a rajada mais forte foi superior a 170 km/h.

"O sting jet é uma forte corrente descendente que, por vezes, se desenvolve no bordo oeste de depressões extratropicais, podendo alcançar a superfície. Nestes casos, as rajadas poderão ser superiores a 150 km/h numa área reduzida, tipicamente situada a sudoeste do núcleo da depressão", começam por explicar os especialistas, dando conta de que a formação deste fenómeno meteorológico "foi inicialmente estudada pelo grupo do Professor Keith Browning da Universidade de Reading, no final da década de 80".

Explica o IPMA que "as rajadas observadas junto à superfície resultam de processos evaporativos que ocorrem em níveis médios da massa nebulosa da tempestade."

Destes processos evaporativos resulta também o "arrefecimento e consequente transporte descendente do ar para níveis mais baixos, com aceleração progressiva."

"Sting jet": Quando aconteceu antes?

Note-se ainda que a "designação de sting jet decorre do facto de a assinatura deste fenómeno em imagens de satélite e radar se assemelhar à da cauda de um escorpião [sting traduz-se como ferrão].

Tal como já referido acima, houve outros dois momentos em que o "sting jet" se verificou em Portugal. O fenómeno aconteceu a 23 de dezembro de 2009 pela primeira vez. "No entanto, nessa ocasião, o fenómeno não esteve associado a uma depressão resultante da transição de ciclone tropical para depressão extratropical, como presentemente se verificou. De facto, em 2009, o fenómeno resultou de uma depressão cujo ciclo de vida decorreu integralmente nas latitudes médias. Então, a depressão sofreu um processo de ciclogénese explosiva (rápida e intensa diminuição de pressão atmosférica no seu centro) a que se sucedeu um sting jet", lê-se na nota.

De acordo com o IPMA, a situação seguinte foi registada em outubro de 2018, tendo sido registado um valor de 176 km/h, "o mais elevado registado em estações da rede meteorológica nacional (máximo anterior de 169 km/h em 17 de outubro de 2015)."

Sublinhe-se que a depressão Kristin provocou quatro vítimas mortais em Portugal continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Três das vítimas foram no concelho de Leiria e uma em Vila Franca de Xira. 

Leia Também: Proteção Civil confirma quatro vítimas mortais (e não cinco)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2927878/sting-jet-volta-a-portugal-apos-8-anos-mas-afinal-que-fenomeno-e-este#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes