Starmer pede libertação de Jimmy Lai durante visita à China

  • 02/02/2026

No parlamento, Keir Starmer disse aos deputados que falou diretamente com o Presidente chinês, Xi Jinping, do caso do fundador do antigo jornal pró-democracia Apple Daily. Lai foi considerado culpado de sedição em dezembro. 

 

Durante a visita, teve "longas discussões ao longo de muitas horas com o Presidente Xi, o primeiro-ministro, Li [Qiang], e outros dirigentes. As discussões foram positivas e construtivas", garantiu.

"Levantei uma série de questões de divergência que são muito importantes para este país. Levantei o caso de Jimmy Lai e pedi a sua libertação, deixando clara a convicção desta Câmara [dos Comuns]", vincou, acrescentando que "as discussões vão continuar". 

Starmer disse também ter manifestado "preocupação com os direitos humanos" em Xinjiang e no Tibete, a situação em Taiwan e a estabilidade regional na região do sudoeste asiático, bem como no Irão e no Médio Oriente. 

"Apelei à China para pôr fim ao apoio económico aos esforços de guerra da Rússia, incluindo às empresas que fornecem tecnologias", indicou ainda, tendo pedido ao chefe de Estado chinês para "usar a sua influência sobre [o Presidente russo, Vladimir] Putin para pressionar no sentido de um cessar-fogo tão necessário na Ucrânia". 

Starmer manifestou-se satisfeito por obter o levantamento das sanções chinesas sobre seis parlamentares britânicos, reivindicando os resultados da visita a Pequim, a primeira de um primeiro-ministro britânico desde 2018, apesar das críticas da oposição. 

"Ignorar a China durante oito anos não levou a nada. Este passo é uma indicação inicial do tipo de progresso que este tipo de envolvimento pode alcançar - através de negociações entre líderes sobre questões delicadas, para defender os interesses britânicos", sublinhou.

O chefe do Governo referiu ainda outros resultados, como acordos comerciais, incluindo a redução de tarifas sobre whisky escocês de 10% para 5%. 

A líder do Partido Conservador, Kemi Badenoch, desvalorizou o balanço. 

"É claro que devemos interagir com outros países, mesmo aqueles que nos são hostis. Mas precisamos de fazê-lo com os olhos abertos e a partir de uma posição de força", argumentou. 

Leia Também: Starmer chega a Xangai para reforçar oportunidades de negócios

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2931359/starmer-pede-libertacao-de-jimmy-lai-durante-visita-a-china#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes