Starmer, Macron e Merz dizem que Europa "deve fazer mais" na defesa

  • 13/02/2026

À margem da Conferência de Segurança de Munique, os líderes das três potências, conhecidas em conjunto como o E3, tiveram um encontro trilateral no qual abordaram a atual situação geopolítica no continente europeu, com especial a guerra na Ucrânia e os esforços diplomáticos para alcançar o fim do conflito, que está prestes completar quatro anos, segundo o comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro britânico.  

 

Um porta-voz de Downing Street, a residência oficial e gabinete de Starmer, declarou que, ao abordar a dimensão do desafio que a Europa enfrenta, os líderes da Alemanha, França e Reino Unido reafirmaram o seu compromisso de continuar a trabalhar unidos, juntamente com outros parceiros, para reforçar a sua defesa e segurança coletiva.

A nota acrescenta que os líderes concordaram que a Europa "deve dar um passo em frente e fazer mais para partilhar esse fardo, numa referência à segurança e defesa, enquanto protege a força duradoura da coligação euro-atlântica".

"Devemos aproveitar a nossa enorme capacidade de defesa para intensificar a nossa segurança partilhada e cumprir com os cidadãos dos nossos países", defendeu o primeiro-ministro britânico.

Antes da reunião do E3, Starmer e Merz reuniram-se também e, no início do encontro, enquanto tiravam fotos junto da imprensa, o chanceler alemão brincou com o seu homólogo britânico e disse: "Espero que não te importes com a bandeira europeia", numa referência ao Brexit.

"Não há segurança britânica sem segurança europeia. Não há segurança europeia sem segurança britânica. Por isso, temos de trabalhar juntos", reiterou Starmer a Merz.

Nessa linha, o chanceler alemão alertou para o facto de estarmos a viver num "mundo em perigo" e sublinhou a importância de manter unidos todos os europeus, incluindo os britânicos, assim como parceiros como o Canadá.

Quanto à Ucrânia, Starmer, Macron e Merz reiteraram o seu firme apoio a Kiev, especialmente após os recentes ataques russos, assim como às conversações em curso para tentar alcançar uma paz justa e duradoura no conflito.

Os três líderes europeus também participaram num outro encontro prévio com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, juntamente com outros líderes da Europa e de instituições comunitárias, para tratar do processo de negociação com a Rússia para um eventual cessar-fogo na guerra da Ucrânia e coordenar os próximos passos.

Leia Também: Macron quer reatar contactos com Moscovo "com total transparência"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939428/starmer-macron-e-merz-dizem-que-europa-deve-fazer-mais-na-defesa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes