Standard & Poor's atribui rating A à Corporação Financeira Africana
- 29/01/2026
"A perspetiva de evolução positiva reflete a nossa previsão de que a AFC vai executar a sua estratégia através de um aumento da diversificação da sua estrutura acionista e expansão da base de capital, sustentando, ao mesmo tempo, um forte nível de capital e de liquidez", lê-se na nota que acompanha a atribuição do primeiro 'rating' a esta entidade.
A AFC foi criada em 2007 para fomentar investimentos em infraestruturas e indústria no continente africano, juntando conhecimentos especializados do setor com um foco em consultoria financeira e técnica, estruturação de projetos, desenvolvimento de projetos e capital de risco para responder às necessidades de desenvolvimento de infraestruturas e impulsionar o crescimento económico sustentável em África.
A AFC, que integra Angola e Cabo Verde como acionistas, tem 46 Estados-membros e investiu 18,5 mil milhões de dólares (15,5 mil milhões de euros) em 36 países africanos desde a sua criação, "o que mostra a sua escala e a importância estratégica no impulso à agenda de desenvolvimento africano", diz a S&P.
O 'rating' de nível A, o terceiro melhor em temos de credibilidade do devedor, e um dos mais elevados do continente e acima de todos os países da região, reflete a visão da agência sobre o "perfil de risco empresarial e de risco financeiro robustos" desta entidade que "tem um papel crucial no financiamento de infraestruturas, desenvolvimento industrial e projetos de recursos naturais no continente".
A obtenção de 'rating' de nível A, acima da recomendação de investimento, vai permitir à AFC emitir dívida a um preço mais barato do que aquele que seria obtido pelos países.
"Esta classificação da S&P é uma forte validação da solidez financeira, governança e papel estratégico da AFC no financiamento da infraestrutura e transformação industrial de África", disse o líder desta entidade, Samaila Zubairu, acrescentando que a opinião sobre a qualidade do crédito "reflete uma instituição orientada para soluções e impulsionada pela execução, com uma gestão disciplinada do balanço e um historial de entrega de projetos complexos e de alto impacto".
Entre os principais projetos no continente, a AFC é uma das entidades promotoras do corredor do Lobito, uma infraestrutura ferroviária que liga o porto do Lobito à fronteira com a República Democrática do Congo para o transporte de recursos naturais e dinamização da região.
Leia Também: DBRS confirma 'rating' da Parpública em A (alto) com tendência estável













