Sporting vinga derrota, Benfica perde primeiros pontos e FC Porto vence
- 05/02/2026
Sortes distintas para as equipas portuguesas na mais recente jornada da Liga dos Campeões de hóquei em patins, a última antes da segunda volta. Se Sporting, FC Porto e Óquei de Barcelos sorriram, o Benfica perdeu os primeiros pontos.
Comecemos pelo que se passou no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, em jogo da sexta jornada do grupo B. Duas semanas depois da derrota em Oliveira de Azeméis para esta mesma competição, o Sporting venceu a Oliveirense por 5-1, com uma exibição autoritária.
A equipa da casa entrou com tudo na partida e foi para o intervalo a vencer por 2-0, graças aos golos de Rafa Bessa (6') e Henrique Magalhães (20'). No segundo tempo, o jogo ganhou outra carga emocional e Danilo Rampulla (33') capitalizou a 10.ª falta da Oliveirense ao cobrar um livre direto.
Com a formação leonina com uma vantagem confortável, o decorrer da segunda metade ficou marcado por algum desperdício de parte a parte, com destaque para Xano Edo e Bernardo Mendes. O primeiro defendeu um livre direto de Marc Rouzé e um penálti de Lucas Martínez, ao passo que Verona e Rampulla viram Bernardo Mendes defender as respetivas grandes penalidades.
A Oliveirense, que apresentou o novo treinador, Ricardo Geitoeira, ainda reduziu para 3-1 por Lucas Martínez, aos 20 minutos, relançando momentaneamente o encontro. Ainda assim, os leões foram mais fortes e, após cartão azul a João Souto, Roc Pujadas (47 minutos) e Nolito Romero (50 minutos) fixaram o resultado final.
Neste mesmo grupo B, o Benfica conseguiu segurar o empate a 4-4 no reduto do HC Liceo, na Corunha, naqueles que foram os primeiros pontos que perdeu na Liga dos Campeões.
As águias estiveram a vencer graças a um golo de Nil Roca (3') abriu o ativo, mas o HC Liceo respondeu por intermédio de David Torres (4') e Toni Pérez (7'). Ainda na primeira parte, César Carballeira viu Conti Acevedo defender um penálti.
Já no segundo tempo, Blai Roca começou por segurar o penálti de João Rodrigues, mas Zé Miranda (35') teve mais pontaria e marcou o livre direto. A resposta galega voltou a ser imediata, com Bruno Saavedra a recolocar o Liceo na frente (38'). Em superioridade numérica, fruto da expulsão de Saavedra, o Benfica aproveitou o powerplay para fazer o 3-3, por Lucas Ordoñez (40').
Já perto do fim, Nuno Paiva (47') recolocou o Liceo na liderança, mas Gonçalo Pinto (49') resgatou um ponto para as águias.
O Óquei Barcelos, a quarta equipa portuguesa neste grupo B, recebeu e venceu os italianos do Hockey Bassano, por 6-3, com golos de Carlos Ramos (2), Iván Morales (2) e Miguel Rocha (2). Fernando Montigel e Gerard Riba (2), marcaram para os visitantes.
Contas feitas, o Benfica segue na liderança do grupo B com 16 pontos. O Sporting é segundo com dez, ao passo que os Óquei Barcelos tem os mesmos quatro pontos que a Oliveirense.
FC Porto vence na Catalunha
Já no que diz respeito ao grupo A, o FC Porto vingou a derrota na Invicta, e viajou até à Cidade Condal para derrotar o Barcelona, por 2-0, na sexta jornada.
Na deslocação mais complicada desta fase de grupos, os azuis e brancos deram uma resposta à altura e venceram com golos de Rafa Costa (10') e Ezequiel Mena (25').
Na segunda parte, o Barcelona tentou reagir e teve a melhor oportunidade para reentrar no jogo logo no reatamento, mas Xavi Barroso desperdiçou uma grande penalidade, travada por uma defesa decisiva de Xavier Malián.
Após esta vitória, o FC Porto lidera o Grupo A com 15 pontos, mais dois que o Barcelona.














