Sporting vai perder pilar da defesa para a Taça das Nações Africanas
- 09/12/2025
Ousmane Diomande recebeu, esta terça-feira, a boa notícia de que foi convocado pela Costa do Marfim para disputar a Taça das Nações Africanas (CAN), que vai ter lugar em Marrocos, entre 21 de dezembro e 18 de janeiro de 2026.
Com isto, o Sporting perde um dos pilares da defesa nas próximas semanas. O jovem defesa-central, de 22 anos, deverá juntar-se à concentração costa-marfinense após a receção da equipa de Rui Borges ao AVS, este sábado, na 14.ª jornada da I Liga.
Ousmane Diomande vai tentar ajudar o seu país a conquistar o bicampeonato do maior torneio de seleções em África. Ao seu lado, estará Konan, que atua também na I Liga, mas ao serviço do Gil Vicente.
OFFICIEL – Liste des Éléphants 🇨🇮
— Côte d’Ivoire 🇨🇮 (@FIFCI_tweet) December 9, 2025
Le sélectionneur dévoile les joueurs retenus pour la CAN 2025 !#TotalEnergiesAFCON2025 pic.twitter.com/sAaarcjMyu
A Costa do Marfim integra o Grupo F, onde também estão Camarões, Gabão e Moçambique, do sportinguista Geny Catamo. A primeira jornada, dia 24, poderá ditar um confronto entre Ousmane Diomande e Geny Catamo, caso estes sejam utilizados pelos respetivos selecionadores.
Quem vai ocupar o lugar de Diomande no Sporting?
Na presente temporada, Rui Borges já teve de colmatar a ausência de Ousmane Diomande, que contraiu uma lesão muscular logo na primeira jornada da I Liga, em Rio Maior, frente ao Casa Pia. No seu lugar, avançou Zeno Debast, que formou dupla com Gonçalo Inácio no eixo defensivo. Juntos somaram apenas uma derrota (1-2), na receção ao FC Porto, para a quarta ronda do campeonato.
Nessa partida, ficou visível a falta de Ousmane Diomande, considerado o patrão da defesa. O costa-marfinense poderá não ter tanta capacidade de construção na primeira fase em comparação com a concorrência, mas possui outras qualidades, sobretudo no ataque aéreo e pela imposição física sobre o avançado.
O camisola 26 dos leões regressou à competição apenas em outubro e rapidamente reassumiu o seu lugar, contando também com o infortúnio de Zeno Debast, que encontra-se atualmente a recuperar de lesão.
O internacional belga está na fase final da sua recuperação, mas terá pela frente Eduardo Quaresma, que tem dado excelente resposta sempre que é chamado por Rui Borges. Ainda assim, o português é o quarto defesa-central da hierarquia.
Sem Quenda, Pedro Gonçalves e Trincão em Munique
Uma vez mais, Rui Borges terá de arranjar soluções para os mais diferentes problemas. O técnico leonino conta com os lesionados de longa duração Zeno Debast, Nuno Santos e Geovany Quenda.
Pedro Gonçalves e Trincão também estão entregues ao departamento médico, mas por um breve período. Certo é que vão falhar a deslocação, desta terça-feira, do emblema de Alvalade ao terreno do Bayern Munique, para a sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.
Um duro desafio para os bicampeões nacionais, que terão pela frente os campeões germânicos, que perderam apenas uma vez na época. Aconteceu em Londres, com o Arsenal (1-3), para a Liga dos Campeões.
Leia Também: Bayern Munique-Sporting: Um festival de terror para um 'magro' leão?













