Sporting-Rio Ave: Leão imperial ou receita de 2019 repete-se em Alvalade?
- 28/12/2025
Sporting e Rio Ave defrontam-se nesta noite de domingo, no último jogo do ano para as duas equipas, em pleno Estádio José de Alvalade, a contar para a 16.ª jornada da I Liga, onde os leões querem aproximar-se da liderança detida pelo FC Porto.
Este será, portanto, o último jogo de 2025 para os dois emblemas nacionais, que se encontram em lutas diferentes na presente temporada, com o Rio Ave a estar a apenas quatro pontos dos lugares de perigo de descida.
No que ao histórico entre os dois clubes diz respeito, os viilacondenses só contam com nove vitórias frente aos leões, mas duas delas surgiram de forma consecutiva em 2019/20, quando venceram por 3-2 para a I Liga e 2-1 para a Taça da Liga, em pleno Estádio José de Alvalade.
No entanto, o Sporting tem mesmo sido predominante nos últimos anos, perdendo apenas pontos em um dos últimos 10 jogos, quando empatou em Vila do Conde, a três bolas, em fevereiro de 2024.
O Sporting-Rio Ave tem apito inicial agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental), e será ajuizado por Carlos Macedo, da Associação de Futebol de Braga, que terá como assistentes Luís Costa e João Macedo, como quatro árbitro David Silva, com VAR Bruno Esteves e como AVAR Sílvia Domingos.
Treinadores em discurso direto
Rui Borges
Sem espaços para poupanças: "O Hjulmand vai jogar, o jogo mais importante é o do Rio Ave, não é o próximo. Não há gestão nenhuma. No ano passado fiz isso uma vez e quase saiu ao contrário. Serviu de exemplo. E até foi o Morten também, no jogo com o Gil Vicente. Tive de o meter e até deu tranquilidade à equipa. Neste caso não há gestão. Quando estiver de fora, está de fora e joga outro. A equipa tem dado uma essa resposta, de qualidade e competitividade dentro do grupo. Todos têm mostrado presente quando são chamados. E isso deixa-me tranquilo e super confortável enquanto treinador. Quando faltar um, joga outro. Tem sido sempre assim e será sempre assim. Eles vão dar resposta."
Baixa surpresa?: "Até vou dizer algo que vocês nem sabem. O Maxi está em dúvida. Está meio adoentado. Em relação ao Debast e ao Dani, não. Estão no processo de chegar ao seu melhor nível, de estarem prontos. O Dani diferente, o Debast ainda não está com o grupo, vai demorar mais. O Dani está no processo normal evolutivo de chegar à sua melhor forma física e de confiança também. No momento certo irá dar essa solução, tanto ele como o Zeno. Mas não é para já."
Reforços em janeiro: "Luís Guilherme? Não posso definir nada porque não é meu jogador. Conheço tantos jogadores. Se colocar aqui o meu filho, fala de muitos jogadores. Conheço, mas não vou falar até porque não é nosso jogador. E nem faz sentido estar a avaliá-lo."
Sotiris Silaidopoulos
Motivação extra: "É um jogo muito exigente, contra o Sporting num momento muito bom. Há uma grande motivação interna em todos nós. Temos de mostrar as nossas qualidades e ser a melhor versão de nós próprios para conseguirmos tirar algo deste jogo."
Estratégia para Alvalade: "Temos de executar muito bem os nossos princípios básicos. Sabemos que vamos ter de defender durante longos períodos, ser muito compactos, equilibrados e com boas distâncias entre linhas e entre jogadores, porque o Sporting tem muita qualidade individual."
Interesse em André Luiz: "Estamos muito felizes e orgulhosos com a evolução do André. É justo que haja atenção, porque está a fazer uma época fantástica. Tem todos os ingredientes para jogar numa liga de topo e ainda uma grande margem de progressão. Gostava que o André Luiz terminasse a temporada connosco, continuando a melhorar. Está muito focado na equipa e no clube, e as últimas exibições mostram o quão comprometido está."
Últimos resultados
Sporting: V-V-V-D-E
Rio Ave: E-D-V-E-E
Últimos onzes
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas, Morten Hjulmand, João Simões, Francisco Trincão, Fotis Ioannidis, Maxi Araújo, Luis Suárez.
Rio Ave: Cezary Miszta, Pancho Petrasso, Jakub Brabec, Jonathan Panzo, João Tomé, Brandon Aguilera, Andreas Ntoi, Nikos Athanasiou, André Luiz, Clayton Silva, Ole Pohlmann.
Ausências
Sporting: Zeno Debast, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Geovany Quenda (lesionados), Ousmane Diomande e Geny Catamo (no CAN).
Rio Ave: Clayton Silva, Tamás Nikitscher (suspensos), Rafael Lobato e Theofanis Bakoulas (lesionados).
Leia Também: A gasolina, as rabanadas e a resposta a Mourinho. O que disse Rui Borges
Leia Também: "Sporting? Há uma grande motivação interna em todos nós"













