Sporting-PSG: Reino do leão recebe campeão... de olho na qualificação
- 20/01/2026
A Liga dos Campeões está de regresso e, na reta final da fase de liga única, o Sporting prepara-se para receber o PSG, atual campeão europeu, numa altura em que ainda conta com possibilidades de se apurar diretamente para os oitavos, por via do top8.
Com três vitórias, um empate e duas derrotas em seis jornadas disputadas, o conjunto orientado por Rui Borges só sabe vencer nas partidas realizadas em casa e isso poderá servir de alerta para a receção aos também campeões de França, na penúltima ronda da presente fase, para além do histórico ligeiramente positivo diante de equipas gaulesas.
Por esta altura, o Sporting encontra-se no 14.º lugar, com os mesmos 10 pontos que os 'tubarões' Barcelona, Chelsea e Newcastle, em zona de apuramento por via do playoff (entre os 9.º e os 24.º postos), contrariamente ao Benfica, que segue logo atrás, com seis pontos na 25.º posição.
Uma vitória frente ao também campeão francês acenderá a chama leonina em busca do top8, de qualificação direta para os oitavos da Champions, porém, um empate ou uma derrota poderão ditar o adeus a tal possibilidade, mediante o que acontecerá noutros campos espalhados pela Europa.
O conjunto dos portugueses Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos - já apurado, pelo menos, para os playoffs - surge na terceira posição, com 13 pontos, tantos como o Manchester City e a Atalanta, a dois do Bayern Munique e a cinco do imparável líder Arsenal.
Vale a pena recordar que, apesar da razoável situação pontual do Sporting, a presença no top24 ainda não está garantida, pelo que os atuais bicampeões de Portugal têm a missão de confirmá-la nas últimas duas jornadas da presente frase - a penúltima contra o PSG e a última na deslocação ao reduto dos espanhóis do Athletic Bilbao, agendada para o próximo dia 28 de janeiro.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental) desta terça-feira, no Estádio de Alvalade, com arbitragem do inglês Anthony Taylor, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Rui Borges:
Regresso da Champions: "Será um grande jogo, de Champions. Temos de demonstrar a nossa maturidade nesta competição. Temos vencido em casa, tem sido a nossa fortaleza. O Sporting, pela grande equipa que é, tem demonstrado o que é capaz, a jogar dentro e fora. Temos de ser capazes de fazê-lo novamente perante uma grande equipa, se calhar a melhor da Europa, por ter conquistado este troféu. Tivemos a sorte do sorteio nos dar duas das três melhores: o Bayern e o PSG. Juntaria aqui o Arsenal... Tem sido um orgulho para nós. Tem sido uma motivação enorme. Temos de mostrar que estamos à altura para nos batermos com ele".
Poderio do PSG: "A equipa tem dado uma resposta enormíssima naquilo que são jogos de Champions. Jogamos agora em casa, onde temos ganho sempre. Amanhã defrontamos a melhor equipa, que tem mais posse na Champions, mais passes, mais golos, igualado com o Dortmund, penso eu. Já nem pego nos dados do campeonato francês... É uma equipa fortíssima na reação à perda, na transição ofensiva, com muitos golos. Temos de perceber onde não podemos perder bola e onde podemos colocar algum perigo. Acredito que vão olhar para o Sporting com respeito, dado aquilo que temos feito".
Sporting de olho no top8?: "Eu só me foco no jogo de amanhã, depois vemos o que seremos capazes, que terá sempre uma consequência. Logo veremos a consequência. Só depois pensaremos no jogo do Athletic Bilbao. Não faço contas antecipadas. Quero que a equipa demonstre a sua qualidade ofensiva e defensiva, continuando o nosso crescimento. Temos muita qualidade".
Luis Enrique
Dificuldades em Alvalade: "O jogo que eu espero para amanhã [terça-feira] é um jogo excecional, bonito, perante o Sporting que é sempre complicado, que tem jogadores de qualidade e que gosta de ter a bola. Vai ser muito difícil. O objetivo é ganhar e garantir, praticamente, a qualificação para os oitavos"
Gosto (desconhecido) pelo Sporting: "Gosto muito do Sporting. É uma equipa muito bem trabalhada, que ganhou a 'dobradinha' no ano passado, este ano tem 10 pontos na Champions e está em segundo na I Liga. Gosto muito do que fazem com a bola".
Bayern Munique na memória: "Tem personalidade para jogar desde trás. A personalidade que tiveram em ir a casa do Bayern e jogar olhos nos olhos, estiveram muito tempo a ganhar".
Últimos resultados
Sporting: V-D-E-V-V
PSG: V-D-V-V-V
Últimos onzes
Sporting: Rui Silva, Georgios Vagiannidis, Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Iván Fresneda, Hidemasa Morita, João Simões, Geny Catamo, Francisco Trincão, Luís Guilherme e Luis Suárez.
PSG: Lucas Chevalier, Warren Zaïre-Emery, Marquinhos, Willian Pacho, Nuno Mendes, Vitinha, Senny Mayulu, Fabián Ruiz, Désiré Doué, Ousmane Dembélé e Khvicha Kvaratskhelia.
Ausências
Sporting: Geovany Quenda, Pedro Gonçalves, Eduardo Quaresma, Nuno Santos, Ousmane Diomande, Fotis Ioannidis e Salvador Blopa (lesionados).
PSG: João Neves, Lee Kang-in, Quentin Ndjantou e Matvey Safonov (lesionados).














