Sporting-Nacional: Leão em euforia procura pressionar o líder
- 01/02/2026
É um Sporting em estado de graça aquele que vai receber, no decorrer da tarde deste domingo, o Nacional, no Estádio de Alvalade, num duelo a contar para a 20.ª ronda da I Liga.
A turma de Alvalade chega a esta partida em euforia após o feito histórico alcançado a meio da semana, com o triunfo sobre o Ahletic Bilbao, por 3-2, que ditou o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Foi também a primeira vitória dos leões em solo espanhol, o que deixa os verde e brancos motivados para pressionar o líder FC Porto que só entra em campo do outro lado.
Mas se a motivação está em alta para os lados do clube de Alvalade, o mesmo se pode dizer para os insulares. É que o Nacional apresenta-se em Lisboa também ele super motivado pelos 4-0 impostos ao Rio Ave na última ronda, na maior vitória da temporada.
Espera-se, por isso, um encontro muito disputado de parte a parte. Na última vez que os dois emblemas se encontraram, na primeira volta, os leões saíram com o triunfo por 4-1, mas até começaram a perder na Choupana. Em termos gerais, o Sporting parte com total favoritismo fruto de 35 vitórias em jogos ante os nacionalistas, conta as quatro do Nacional.
O Sporting-Nacional tem apito inicial agendado para as 18 horas deste domingo (hora de Portugal Continental), no Estádio de Alvalade, em Lisboa, e irá contar com uma equipa de arbitragem que é liderada por Ricardo Baixinho.
Treinadores em discurso direto
Rui Borges
Pote e Suárez à bica para o Clássico com o FC Porto: "Zero condicionados. Olhar para o Nacional. Quero ganhar o jogo e é isso que importa. Vão os dois para jogo. Conto com eles. Sabem da responsabilidade. Têm quarto amarelos, mas o importante é ganhar ao Nacional, não pensar no FC Porto. Não adianta pensar no FC Porto se não ganharmos ao Nacional. Depois, no Porto, quem estiver disponível, vai dar uma boa resposta."
Semana mais importante para o Sporting? "A equipa está sempre com a responsabilidade inerrante. Não é a semana mais importante. É importante como todas as outras. Discute-se a passagem à meia final da Taça, estamos em segundo classificado, mas há muitos jogos até ao fim. Na Taça temos de disputar as meias finais e lutar por um troféu que somos detentores. O Sporting não fica contente por uma Taça. Quer lutar por tudo. Estamos dentro dessas lutas e vamos fazer tudo para continuarmos. Sei que é uma semana importante, porque jogamos contra o primeiro classificado, fora de casa, mas primeiro temos de ganhar ao Nacional, para não deixar aumentar essa margem, para depois pensarmos no AVS e só depois, aí sim, pensamos no FC Porto. São três jogos importantes numa semana importante."
Perfil do Nacional: "Grande trabalho do Margarido no Nacional. Deixem-me enaltecer, para nós treinadores, fazer o 100.º jogo ao serviço do Nacional, é sinal de confiança por parte do presidente. É uma boa equipa, muito forte, principalmente no contra-ataque, que acrescentou o Veron, que traz ainda mais qualidade. Fora, o Nacional perdeu sempre pela margem mínima. Tem quatro derrotas. Bateu-se muito bem com o FC Porto, bateu o Sp. Braga. É uma equipa muito competitiva. Fazem algumas faltas, mas faz parte da forma como encaram o jogo. Forte nas bolas paradas, muito bem trabalhada nesse momento de jogo. Nós sofremos um golo lá, na Madeira. Depois de um jogo de Champions, é sempre difícil a mudança de chip. Mas a ambição está lá, a motivação também. Acredito que faremos um grande jogo contra uma grande equipa, mas não deixará de ser difícil."
Tiago Margarido
Adversário: "Será, obviamente, um jogo extremamente difícil para nós, mas também temos as nossas mais-valias. Vamos tentar explorar os pontos menos bons do Sporting e acreditamos que podemos levar pontos de Alvalade."
Ideia para o jogo: "Por génese, não vamos encarar o jogo com uma perspetiva de estar recuados no campo. Poderemos, sim, pelas incidências do jogo, ter de recuar, em algum momento, mas isso faz parte."
100 jogos como treinador do Nacional em Alvalade: "Isso também demonstra a estabilidade que o clube vive e o apoio que a direção dá ao trabalho da equipa técnica, portanto, por si só, já é um motivo de orgulho para nós."
Últimos resultados
Sporting: D-V-V-V-V
Nacional: E-D-E-D-V
Últimos onzes
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, João Simões, Geny Catamo, Daniel Bragança, Francisco Trincão e Luis Suárez.
Nacional: Kaique, Alan Nuñez, Léo Santos, Zé Vitor, José Gomes, Matheus Dias, Joel Silva, Igor Liziero, Gabriel Veron, Jesús Ramírez e Paulinho Bóia
Ausências
Sporting: Matheus Reis (castigo); Geovany Quenda, Salvador Blopa e Zeno Debast (lesão).
Nacional: Ivanildo Fernandes, Ulisses Rocha e Filipe Soares (lesão); João Aurélio (em dúvida).














