Sporting joga 11 milhões de euros perante pesadelo de tom... 'rojo'
- 27/01/2026
O Sporting chega à oitava e última jornada da fase de liga da Liga dos Campeões sabendo de antemão que tem fortes possibilidade de garantir o apuramento direto para os oitavos de final, depois da (histórica) vitória alcançada na passada semana, sobre o Paris Saint-Germain, no Estádio de Alvalade, por 2-1.
Os dois golos assinados pelo 'suspeito do costume', Luis Suárez, permitiram à equipa orientada por Rui Borges garantir, matematicamente, um lugar entre os 24 primeiros classificados e consequente qualificação para os playoffs. No entanto, esta não quer ficar por aqui, e vai a San Mamés medir forças com o Athletic Bilbao dependendo, quase a 100%, apenas de si só para 'saltar' esta eliminatória.
Isto porque os leões somam 13 pontos conquistados em 21 possíveis, tantos quanto PSG, Newcastle, Chelsea, Barcelona, Manchester City, Atlético de Madrid e Atalanta. Acima de si, estão apenas Arsenal (com 21 pontos), Bayern Munique (com 18), Real Madrid, Liverpool (ambos com 15) e Tottenham (com 14), pelo que o top8 é um 'sonho' legítimo.
Pela frente, terá uma equipa que vive uma situação mais delicada, uma vez que vai a jogo sem a 'sobrevivência' garantida na prova milionária, dado que é 23.ª classificada, com oito pontos, tantos quanto PSV, Olympiacos, Napoli e Copenhaga, e sabe que, não vencendo, dificilmente seguirá em frente.
Historial espanhol do Sporting não podia ser pior
A verdade é que, pelo menos do ponto de vista histórico, as perspetivas do Sporting... não podiam ser piores, já que, em 17 deslocações oficiais a Espanha, somou 13 derrotas, quatro empates e nem uma vitória. Um cenário que não melhora nem contabilizando os jogos dos Troféus Teresa Herrera (quatro derrotas) e Joan Gamper (uma derrota).
Em casa, a figura é francamente melhor, uma vez que, em 16 jogos, os leões venceram nove, empataram dois e perderam cinco. No plano não oficial, o rácio é de cinco triunfos (o último dos quais em julho de 2025, quando bateram o Villarreal, por 1-0, e ergueram o Troféu Cinco Violinos), duas igualdades e outros tantos desaires, em nove embates.
Se atentarmos ao historial entre Sporting e Athletic Bilbao, o panorama é de equilíbrio total, com duas vitórias para cada lado, ao cabo de quatro jogos, sendo que, curiosamente, todos eles tiveram lugar em eliminatórias de competições europeias a duas mãos, com um apuramento para cada lado.
Em 1985/86, os leões perderam, em San Mamés, por 2-1, mas venceram, no Estádio José Alvalade, por 3-0, e apuraram-se para os quartos de final da então Taça UEFA. Já em 2011/12, venceram em casa, por 2-1, para depois perderem fora de portas, por 3-1, e ficarem pelo caminho, nas meias finais da agora denominada Liga Europa.
Os milhões já garantidos... e os que ainda podem 'pingar'
Feitas as contas, até ao momento, o Sporting já garantiu um encaixe financeiro na ordem dos 44,887 milhões de euros. Destes, 18,62 milhões de euros dizem respeito à entrada na fase de liga, 16,167 milhões ao chamado 'value pillar', 9,1 milhões ao resultados obtidos e um milhão ao apuramento, pelo menos, para os playoffs.
Agora, se conseguir levar de vencida o Athletic Bilbao e se qualificar diretamente para os oitavos de final da Liga dos Campeões, o emblema verde e branco irá faturar mais 11 milhões de euros, fazendo o bolo total 'disparar' para os 55,887 milhões de euros, um dos maiores da história do clube.
Leia Também: Já há árbitros para o Benfica-Real Madrid e o Athletic Bilbao-Sporting













