Sporting goleia FC Porto e continua perseguição ao líder Benfica
- 23/11/2025
O Sporting 'vergou', este domingo, o FC Porto a uma derrota, por 5-2, em jogo da 7.ª jornada da fase regular do campeonato nacional de hóquei em patins.
Este jogo surgiu após os compromissos europeus para a Liga dos Campeões, com triunfos de ambas as equipas.
No Pavilhão João Rocha, nota para o minuto de silêncio em homenagem a Juan Edo, pai de Edo Bosch (treinador do Sporting) e avô de Xano Edo (guarda-redes do Sporting), que faleceu recentemente em Barcelona.
Logo na fase inicial, os leões tiveram uma clara oportunidade para inaugurarem o ativo, mas Navarro quis adornar em demasia o lance. Dois minutos e meio e o FC Porto ainda não tinha passado do seu meio-campo. O cartão azul a Danilo Rampulla permitiu a reação azul e branca, que não conseguiu capitalizar a superioridade numérica.
Aos 11', cartão azul para Hélder Nunes. No espaço de poucos segundos, o Sporting, agora em superioridade, marcou dois golos, através de Facundo Navarro (12') e Nolito (13'). Logo a seguir, Paulo Freitas, técnico dos dragões, solicitou pausa técnica no encontro.
Mesmo assim, era muito leão para tão pouco dragão. Aos 18'. Diogo Barata aplicou a tal famosa 'lei do ex'. Antes do intervalo, o guardião Xavi Malián segurou o coletivo portista na partida, com uma estupenda intervenção no cara a cara com Nolito.
No início da segunda parte, aos 28', o 3x2 do Sporting traduziu-se no quarto golo, apontado por Verona. O FC Porto até surgiu nesta segunda parte com outra postura, mas o coletivo leonino era mais eficaz.
O FC Porto reduziu aos 42', num lance de alguma felicidade. Telmo Pinto aproveitou uma segunda bola para bater Xano Edo, que viu, pouco depois, Carlo di Benedetto atirar uma bola ao ferro.
A arma do Sporting era a transição, mas Xavi Malián lá ia conseguindo responder à altura. Aos 47', golaço de Danilo Rampulla na cara do guarda-redes dos dragões, sentenciando assim as contas da partida.
Antes do apito final, nota para Xano Edo que defendeu um livre direto. Ainda assim, o guarda-redes voltou a buscar a bola à sua baliza, aos 50', após lance feliz de Carlo di Benedetto, líder isolado da lista de melhores marcadores do campeonato, com 10.
Com esta vitória, o Sporting segue na 3.ª posição da tabela classificativa, com 16 pontos, menos dois do que o OC Barcelos, na 2.ª posição. O líder continua a ser o Benfica (18 pontos), que recebe, na quarta-feira, a Juventude Pacense.
Por sua vez, o FC Porto segue na sexta posição, com dez. Os bicampeões nacionais registaram a segunda derrota na capital nos Clássicos.
Leia Também: Oitavos de final já têm as equipas apuradas. Sporting defende a Taça
[Notícia em atualização]













