Sporting foi encostado às cordas em casa que começa a ser de 'horrores'

  • 03/01/2026

O Sporting entrou em 2026 com o pé esquerdo. Num jogo que, tal como Rui Borges fez saber na antevisão, se previa perigoso para o conjunto de Alvalade, os verde e brancos deixaram dois pontos na ida até casa do Gil Vicente, em Barcelos, na noite de sexta-feira, e podem ter complicado ainda mais a tarefa de chegar ao tricampeonato no próximo mês de maio.

 

Talvez com alguma ferrugem da passagem de ano, o Sporting, que sabia que estava obrigado a vencer para não permitir ao FC Porto a possibilidade de aumentar a vantagem no topo da classificação, apresentou dificuldades no primeiro tempo. O Gil Vicente, que tinha conseguido o melhor arranque da sua história na última jornada, conseguiu neutralizar o ataque do Sporting e, por isso, não houve praticamente nenhuma oportunidade de golo digna de registo.

Foi em cima do apito para o intervalo que se gritou o primeiro golo no Minho. Eduardo Quaresma fez um notável passe a 'rasgar' e encontrou Luis Sárez nas costas da defesa gilista. Isolado, o colombiano atirou por entre as pernas de Andrew e anotou o 15.º golo na I Liga, isolando-se na tabela dos goleadores da competição.

Ao minuto 53, Suárez esteve perto de 'bisar', a passe de Trincão, antes de, no minuto seguinte, o cabeceamento de Tidjany Touré obrigar Rui Silva a uma defesa apertada. O jogo voltou a ganhar novo colorido com a expulsão direta de Gonçalo Inácio, que impediu a progressão de Gustavo Varela que seguia isolado para a baliza verde e branca.

Numa altura em que o bicampeão nacional jogava em inferioridade numérica, o Gil Vicente exerceu uma pressão muito forte sobre o Sporting e chegou mesmo ao empate, por Carlos Eduardo, aos 87 minutos, ele que estava há minutos em campo. Em cima do minuto 90, Joelson poderia ter concretizado a reviravolta, mas uma mancha de Rui Silva impediu males maiores para os verde e brancos.

Com este resultado, o Sporting fechou a primeira volta com 42 pontos, menos quatro do que o líder FC Porto, e poderá fechar a ronda a sete do vigente líder. Pelo segundo ano seguido, o conjunto de Alvalade deixa pontos em Barcelos. Se o empate no ano passado custou o cargo a João Pereira, a igualdade deste ano pode ter custado o título em maio.

Mas vamos então às notas desta partida:

Figura

Luis Suárez voltou a provar a grande influência que tem nesta equipa do Sporting. No cara a cara com Andrew ao cair da etapa inicial, colocou os leões em vantagem. Na segunda parte teve mais duas oportunidades, mas aí perdeu o duelo com o guardião brasileiro.

Surpresa

Carlos Eduardo foi o herói improvável desta partida. Na ausência do goleador Pablo, o avançado, que somava apenas 28 minutos até este jogo, saiu do banco de suplentes para colocar os adeptos gilistas em delírio com o empate ao cair do pano.

Desilusão

Gonçalo Inácio até estava a controlar bem Gustavo Varela, o substituto de Pablo no ataque do Gil Vicente, mas deitou tudo a perder quando abordou mal um lance e travou em falta o atacante do Gil Vicente.

Treinadores

César Peixoto

Sem Pablo, a grande referência da equipa esta temporada, o técnico teve de improvisar para esta partida. O Gil Vicente mostrou toda a sua qualidade nesta partida e o treinador pode estar orgulhoso da prestação dos seus jogadores. Se, por um lado, se pode afirmar que o empate é justo, por outro, também é seguro dizer que a vitória não ficaria nada mal aos gilistas.

Rui Borges

Pressionado para não deixar escapar ainda mais o FC Porto no topo da classificação, o Sporting apresentou dificuldades no primeiro tempo. Equilibrou o assunto com o passar do jogo e abriu a contagem à beira do intervalo. Podia ter arrumado com a questão no início do segundo tempo, mas foi dando gás ao Gil Vicente. A expulsão de Gonçalo Inácio abriu portas para a reação dos minhotos e o resultado final podia até ter sido uma derrota.

Arbitragem

Encontro muito trabalhoso para Gustavo Correia e a sua equipa ao longo da partida. Foi capaz de manter o critério ao longo do jogo. Ainda assim, ficam dúvidas em duas decisões: o cartão vermelho a Gonçalo Inácio e o lance do empate do Gil Vicente.

Deu 'galo' em Barcelos. Sporting trava no vermelho e FC Porto pode fugir

Deu 'galo' em Barcelos. Sporting trava no vermelho e FC Porto pode fugir

Luis Suárez marcou para o conjunto de Rui Borges na visita, esta sexta-feira, ao Gil Vicente, mas uma expulsão de Gonçalo Inácio nos últimos minutos abriu caminho ao que foi a igualdade. FC Porto pode ficar mais longe.

Rodrigo Querido | 20:44 - 02/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2912896/sporting-foi-encostado-as-cordas-em-casa-que-comeca-a-ser-de-horrores#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes