Sporting faz um bom ensaio para o Benfica e apanha FC Porto na liderança
- 30/11/2025
O Sporting não sentiu, este domingo, dificuldades na receção ao Estrela da Amadora, ao vencer, por 4-0, em jogo da 12.ª jornada da I Liga, que antecede ao dérbi com o Benfica.
Em Alvalade, os leões marcaram dois golos ainda antes do primeiro quarto de hora, por Eduardo Quaresma (7') e Luis Suárez (11'). Na primeira parte, nota para Ivan Fresneda (25') que juntou-se aos companheiros de equipa na lista de marcadores.
Na segunda parte, Luis Suárez (55') chegou ao bis na conta pessoal, estando agora com 9 no total, menos um do que o líder de melhores marcadores: Pavlidis, do Benfica.
O Sporting iguala o FC Porto, à condição, no topo da classificação, com 31 pontos.
Filme do jogo
Entrada de leão na partida
Em relação ao último jogo, frente ao Club Brugge, para a Liga dos Campeões, Rui Borges promoveu duas mudanças no onze leonino, com a introdução de Eduardo Quaresma, no eixo defensivo, e Morita, no meio-campo.
O nulo cedo foi desbloqueado. Aos 7', Trincão bateu um livre lateral, pelo corredor esquerdo, encontrando a cabeça de Eduardo Quaresma. Regresso feliz ao onze do defesa-central português, de 23 anos, que perdeu espaço na presente temporada, sobretudo após a mudança do sistema tático.
Logo a seguir, Geovany Quenda esteve perto de um grande golo, mas a tentativa saiu ligeiramente por cima da barra. O segundo golo dos leões não demorou. Aos 11', grande jogada pelo corredor central entre Trincão e Luis Suárez. Este último limitou-se a fazer um 'passe' para o fundo das redes.
Os jogadores do Estrela sentiram a entrada forte do leão e foi visível alguma preocupação nos rostos dos comandados de João Nuno, que levaram, pouco depois, outro susto. Aos 13', Trincão recuperou a bola à entrada da área tricolor. Depois de tirar um adversário do caminho, o internacional português atirou ao lado para alívio do guardião Renan Ribeiro, que reencontrou o antigo clube, no qual atuou entre 2018 e 2020.
Os bicampeões nacionais não tiraram o pé do acelerador e as dinâmicas ofensivas colocaram sérias dificuldades ao adversário. Aos 25', o lateral-direito Ivan Fresneda ficou na área contrária, na sequência de um livre, e a sua ousadia foi recompensada com o primeiro golo de leão ao peito na presente temporada. Nota para o excelente gesto técnico com a cabeça, após cruzamento de Geny Catamo.
Antes do intervalo, Kikas testou a atenção de Rui Silva, que limitou-se a recolher o esférico. O Sporting ainda reclamou uma possível grande penalidade, após alegada falta em Ivan Fresneda. Nada foi assinalado e os leões foram intervalo com uma confortável vantagem.
Pedro Gonçalves está de volta
No regresso dos balneários, Matheus Reis entrou para o lugar de Maxi Araújo, já com cartão amarelo na equipa verde e branca. Os tricolores tentaram dar um ar da sua graça, mas a defesa comprometeu e de que maneira.
Aos 54', Morita subiu no terreno e deixou Luis Suárez na cara do golo. Naturalmente, o camisola 97 não desperdiçou tamanha oportunidade para selar o bis.
Cinco minutos volvidos, os adeptos leoninos fizeram questão de levantar-se para assinalarem o regresso de Pedro Gonçalves aos relvados, após lesão.
A tentativa de pressionar alto por parte do Estrela da Amadora facilitou (muito) a tarefa dos leões, que encontraram sempre soluções para sair com relativa tranquilidade.
Na reta final do encontro, Luis Suárez ameaçou o hattrick. Os leões vão já em onze jogos seguidos sem perder para todas as competições.
Bom ensaio para a equipa de Rui Borges, que chegará moralizada ao jogo com o Benfica (28 pontos), na Luz, na sexta-feira, pelas 20h15 (horário de Portugal Continental).
Leia Também: EM DIRETO: Sporting já goleia Estrela. Já há onze do FC Porto com Estoril













