Sporting faz três em três na época e rouba liderança ao Benfica no dérbi
- 10/01/2026
O Sporting parece mesmo ser a besta-negra do Benfica na presente temporada desportiva no que ao voleibol diz respeito. A turma verde e branca recebeu e venceu, este sábado, o eterno rival lisboeta, por 3-1, em jogo que foi válido para a décima quarta jornada da fase regular do campeonato nacional desta modalidade, e assumiu a liderança da prova.
No Pavilhão João Rocha, em Lisboa, as duas maiores potências portuguesas no que ao voleibol masculino dizem respeito mediam forças pela terceira vez na presente temporada desportiva. Depois do triunfo por 3-1 na Supertaça, em outubro, e por 3-0 na visita ao Pavilhão da Luz, no início de novembro, o Sporting, que tem mostrado uma grande consistência ao longo da época, recebi a formação encarnada para um dérbi decisivo na liderança do campeonato.
A equipa do Sporting chegava a esta partida vinda de uma derrota na Liga dos Campeões contra o Warta Zawiercie - foi a terceira da temporada, a segunda na prova europeia -, ao passo que o Benfica se apresentou no terreno do rival sem derrotas há cinco jogos, desde a deslocação à casa do Arcada Galati, na CEV Challenge Cup, e com as mesmas três derrotas na temporada.
Com Frederico Varandas a assistir à partida nas bancadas do Pavilhão João Rocha, os leões entraram melhor na partida e pareceram não estar minimamente afetados com a derrota europeia a meio da semana. Os comandados de João Coelho cedo se distanciaram no primeiro set, com um parcial de 3-0 que deixou o Sporting com uma vantagem de cinco pontos (14-9). As águias ainda anularam três set points, mas o Sporting confirmou o 1-0 com um 25-23 depois de um set em que nunca esteve a perder.
O set seguinte começou na mesma toda, com o Sporting a entrar na dianteira e a colocar-se a vencer por três golos de distância (8-5). No entanto, o Benfica aproveitou uma série de erros leoninos e ainda a desinspiração de Edson Valencia para recuperar e colocar-se na liderança do set pela primeira vez (13-14). As águias acabaram por empatar o duelo (20-25).
No entanto, a resposta do Sporting foi clara e com duas vitórias nos dois sets seguintes para nova vitória contra o rival encarnado. O terceiro set voltou a contar com um conjunto leonino que impediu o Benfica de estar na liderança. O resultado? Os encarnados perderam de forma clara por 25-19.
No quarto e último set deste jogo, que acabou por ser decisivo para a definição do resultado final, o Benfica até começou na frente, mas as águias não tiveram resposta para a reviravolta leonina e acabaram mesmo por ceder (26-24), sendo ultrapassados pelo Sporting na liderança do campeonato.
O Sporting, que acerta o calendário no campeonato já este domingo na visita ao Vitória SC, é o novo líder do campeonato com 37 pontos, mais um do que o Benfica que defronta o Castêlo da Maia para a Taça de Portugal também amanhã.














