Sporting-Famalicão: Leão quer voltar a sorrir e dar resposta aos rivais
- 15/02/2026
Depois do Dragão, o novo destino do Sporting é Alvalade. Os leões querem dar uma resposta ao empate no Clássico contra o FC Porto e regressar aos triunfos em 'casa'. Na oposição, estará o Famalicão que promete não facilitar a vida aos bicampeões nacionais.
Contudo, o Sporting não quer apenas responder ao empate na última jornada, mas também à vitória do Benfica nos Açores. Os leões sabem que precisam de somar pontos para voltarem a ter uma distância confortável sobre as águias. Com o triunfo dos encarnados frente ao Santa Clara na sexta-feira, os rivais lisboetas estão igualados com 52 pontos.
Para além disso, a turma de Alvalade não quer deixar fugir o FC Porto rumo a uma liderança ainda mais isolada, sendo que estão separados por quatro pontos.
Do outro lado, vai estar o Famalicão, que é sexto classificado na I Liga com um total de 32 pontos somados nas 21 jornadas já disputadas. Os minhotos querem encurtar distância para o Gil Vicente e manter a vantagem de dois, ou mais, pontos sobre o Estoril.
A equipa liderada por Hugo Oliveira conseguiu regressar aos triunfos na última jornada, frente ao AVS (3-1), após ter sofrido uma dura derrota frente ao Gil Vicente por 5-0. O desaire contra os gilistas pode ter ferido o ego dos minhotos, mas a resposta positiva pode ter levantado a moral da equipa.
Desta feita, o Famalicão quer voltar a colocar dificuldades ao Sporting, mas garantir um desfecho diferente. Recorde-se que, na primeira volta, o Sporting venceu os famalicenses por 2-1.
Uma das maiores dúvidas em relação a esta partida é a escolha de Rui Borges para a posição mais avançada no terreno, uma vez que Luis Suárez estará de fora. O avançado colombiano viu o quinto amarelo no Dragão, pelo que cumpre um jogo de suspensão. O treinador dos leões poderá optar por um habitual titular ou apostar numa nova 'cara' com Faye em boas condições para ser o eleito.
O Sporting e o Famalicão defrontam-se a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental) deste domingo, com a arbitragem de David Silva. O juiz da Associação de Futebol do Porto vai estar acompanhado pelos assistentes Carlos Campos e Nelson Cunha, ao passo que Hélder Carvalho será o quarto árbitro. Vasco Santos e Fábio Silva estarão a cargo do VAR e AVAR, respetivamente.
Treinadores em discurso direto
Rui Borges
O que espera do jogo: "Espero uma equipa igual a si própria. É uma boa equipa, gostam de assumir o jogo, têm a sua própria ideia e gostam de a ter independentemente do adversário. Adaptam-se bem ao momento do jogo e a cada dificuldade que o adversário proporciona. São uma boa equipa, muito competitiva, intensa e que faz muitas faltas. Nota-se bem essa intensidade. Em organização defensiva são muito competentes."
Sporting refém de Suárez: "É natural que se possa pensar dessa forma porque o Luis tem sido muito importante a nível de golos, mas consegue os golos devido a um grande coletivo, não só pelo individual. É muito mais isso que em que nos focamos diariamente e depois, sim, aparecer o individual. É uma peça importante e acabará sempre por fazer falta, mas só faz falta quem está."
Catamo em dúvida e Faye como opção: "Catamo está em dúvida para amanhã. Em relação a Faye, há várias opções e qualquer jogador da linha avançada pode ser ponta-de-lança. Vamos ver qual será a melhor opção. Acho que qualquer jogador da frente poderá jogar aí, houve vários que treinaram".
Hugo Oliveira
Adversidades: "Vai ser um jogo difícil para nós, em casa do campeão nacional, uma equipa muito boa, que está a fazer um belíssimo campeonato e que está a lutar pelo título com naturalidade, pela qualidade do processo e dos seus intérpretes."
Elogios de Rui Borges: "O campeonato que estamos a fazer é positivo e tem de haver elogios para quem estiver atento à nossa forma de estar e ao desenvolvimento da equipa. Mas queremos mais pontos, melhores jogos, e é para isso que trabalhamos todos os dias."
Ausência de Luis Suárez no Sporting: "Um clube que luta para ser campeão tem sempre plantéis ricos, com muito talento e alternativas. Com ou sem Suárez, o Sporting será fortíssimo. Quem jogar dará uma grande resposta."
Últimos resultados
Sporting: E-V-V-V-V
Famalicão: V-D-V-V-D
Últimos onzes
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Geny Catamo, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Luis Suárez
Famalicão: Lazar Carević, Gustavo Garcia, Justin de Haas, Ibrahima Ba, Pedro Bondo, Tom van de Looi, Gustavo Sá, Pedro Santos, Gil Dias, Umar Abubakar, Sorriso
Ausências
Sporting: Geovany Quenda, Geny Catamo, Zeno Debast, Fotis Ioannidis, Salvador Blopa (lesionados) e Luis Suárez (castigado)
Famalicão: Rodrigo Pinheiro, Óscar Aranda e Roméo Beney (lesionados)
Leia Também: Maratona de Luis Suárez chega ao fim... e Rui Borges é quem paga













