Sporting-Estrela da Amadora: Jogo 50 para Rui Borges de olho na liderança
- 30/11/2025
O Sporting recebe, este domingo, o Estrela da Amadora, para a 12.º ronda da I Liga, com o objetivo de pressionar o FC Porto na luta pelo primeiro lugar da competição.
Os leões estão numa sequência de dez jogos sem o sabor da derrota. A última foi no dia 1 de outubro, diante do Napoli, em Itália, para a Liga dos Campeões.
Desde então, o conjunto de Rui Borges tem conseguido dar resposta às várias circunstâncias, novamente com as lesões a serem protagonistas no plantel. Para este jogo, são baixas Daniel Bragança, Debast, Nuno Santos e Fotis Ioannidis.
Em caso de vitória, o Sporting igualará, à condição, o FC Porto no primeiro lugar, com 31 pontos.
Do lado do Estrela da Amadora, o técnico João Nuno continua a ser o protagonista da restruturação do emblema tricolor, atual 13.º classificado, com 11 pontos.
No confronto histórico, a última vitória do Estrela da Amadora para o campeonato em Alvalade foi na época 2005/06.
O Sporting-Estrela da Amadora tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Anzhony Rodrigues.
Treinadores em discurso direto
Rui Borges
O que espera do Estrela? "É uma equipa bastante competitiva. Um treinador novo, à procura da sua identidade e ideia de jogo. Uma equipa com linha de cinco a defender e três a construir, agora mais recentemente com quatro. Vem de uma vitória e um empate, está mais moralizada. Teve algum tempo com a paragem para trabalhar melhor as dinâmicas. Foi uma equipa que foi muito ao mercado. Muito jogador novo e mais dificuldade para ir ao encontro da ideia jogo. Uma equipa eficaz nos cruzamentos. Vão tentar criar-nos alguns perigos e alguns problemas, temos de estar preparados para isso. Temos de manter a nossa qualidade de jogo e os três pontos, que é isso que queremos muito".
Regresso de Pote: "Está convocado. Vamos perceber do que podemos utilizar. Não o expor a coisas que ainda não esteja confortável. Está para jogo, a 100%. É tomar a melhor decisão. Seja de início ou a entrar, é um jogador muito importante para o grupo. Tem feito um início de época fanática. Que volte assim, até porque a paragem não foi muito longa, felizmente. É uma referência e a equipa precisa dele. Mesmo para os adversários, é uma referência do seu valor individual e coletivo. É um jogador importante para nós"
Jogo 50 pelo Sporting: "É uma marca que me deixa feliz. É um número redondo num grande clube e numa grande equipa. Valoriza o nosso trajeto enquanto equipa técnica. Deixa-me feliz isso. Deixa-me ainda mais feliz tudo o que fomos capazes nestes 50 jogos: sermos bicampeões, ganhar a Taça de Portugal, conseguir, aos poucos, metendo a nossa imagem. Dita muito do que foi a nossa capacidade de trabalho. É algo que me motiva mais. Pelo menos, mais 50 jogos à frente do Sporting. Continuar a ser feliz como tenho sido. O trabalho tem respondido por nós."
João Nuno
Equipa chega a Alvalade com confiança: "Vimos de dois jogos a pontuar [5-3 com o Casa Pia e 1-1 com o Nacional]. Não tivemos o resultado que queríamos aqui com o Nacional e vencemos um torneio de preparação [troféu Ciudad de Valladolid], que também acaba por dar um bom espírito ao grupo".
Estratégia a adotar: "Vamos competir da mesma forma que temos feito. O que vai mudar é que, por vezes, o Sporting pode colocar-nos problemas - o Sporting, não nós -- e empurrar-nos para uma situação que não queremos, que é ficar mais perto da nossa baliza. Não vamos mudar os princípios, porque ninguém me garante que, se eu for a Alvalade com 10 defesas, vou ganhar o jogo".
Postura demasiado defensiva: "Temos de ter muito cuidado com muitas coisas no Sporting, que é o campeão nacional, mas não vamos mudar a nossa identidade, porque isso vai fazer-nos andar para trás no processo, eram 15 dias perdidos."
Últimos resultados
Sporting: V-E-V-V-V
Estrela da Amadora: D-D-D-V-E
Últimos onzes
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, João Simões, Geny Catamo, Francisco Trincão, Geovany Quenda, Luis Suárez
Estrela da Amadora: Renan Ribeiro, Atanas Chernev, Luan Patrick, Guilherme Montóia, Jefferson Encada, Paulo Moreira, Oumar Ngom, Sidny Cabral, Abraham Marcus, Kikas, Robinho
Ausências
Sporting: Daniel Bragança, Zebast, Nuno Santos e Fotis Ioannidis.(lesionados).
Estrela da Amadora: Gabriel Rodrigues, Jefferson Encada, Ryan Carlos (lesionados).













