Sporting e Benfica visam 'oitavos' e playoff, mas dependem de terceiros

  • 21/01/2026

Finalizada a sétima ronda, na qual venceram na receção aos franceses do Paris Saint-Germain (2-1), campeões europeus e intercontinentais, na terça-feira, os 'leões' já selaram a continuidade na prova e ocupam o 10.º lugar, de acesso ao play-off da fase a eliminar, contabilizando 13 pontos.

 

A equipa treinada por Rui Borges está em igualdade pontual com mais sete equipas - Paris Saint-Germain (sexto), Newcastle (sétimo), Chelsea (oitavo), FC Barcelona (nono), Manchester City (11.º), Atlético de Madrid (12.º) e Atalanta (13.ª).

O bicampeão português visita os espanhóis do Athletic Bilbau na última ronda, em 28 de janeiro, e almeja ficar no top 8, cenário que o tornaria no primeiro clube nacional a rumar de forma direta aos 'oitavos' desde que a fase de liga foi introduzida, na época passada, em substituição da fase de grupos.

Qualificado pela quarta vez para a fase a eliminar da Liga dos Campeões, após 2008/09, 2021/22 e 2024/25, o Sporting tem de vencer o Athletic, 23.º e também em zona de play-off, com oito pontos, e depois fazer contas a 10 dos 18 jogos da noite de 28 de janeiro que envolvem concorrentes diretos na luta pelos 'oitavos'.

Se chegarem aos 16 pontos, os 'leões' estão ainda dependentes do que fizerem Real Madrid (terceiro) e Liverpool (quarto), ambos com 15, e Tottenham (quinto), com 14, equipas que ainda podem ultrapassar na classificação, além dos resultados das outras sete equipas com 13, sabendo que a diferença de golos pode ser crucial.

Em caso de igualdade pontual entre dois ou mais clubes no fim da fase de liga, o primeiro critério de desempate é a diferença de golos, seguindo-se os tentos marcados, os golos anotados fora, as vitórias, os triunfos fora, antes de outros fatores relacionados com o desempenho dos adversários, bem como o registo disciplinar e o coeficiente da cada equipa em causa.

Se falhar a entrada imediata nos 'oitavos', o Sporting vai ao play-off, disputado pelas equipas que terminarem entre a nona e a 24.ª posições - as restantes 12 são eliminadas - e no qual foi afastado na época anterior pelos alemães do Borussia Dortmund.

Em 2024/25, quando a Liga dos Campeões passou a incluir uma fase de liga com 36 clubes e oito jornadas, os oito apurados diretamente para os 'oitavos' somaram, pelo menos, 16 pontos, enquanto o último qualificado para o play-off fez 11 e precisou do saldo de golos para seguir em prova.

Ao contrário do rival lisboeta Sporting, o Benfica não poderá atingir essas fasquias esta época, após perder hoje na visita aos italianos da Juventus (2-0), ocupando o 29.º lugar, em zona de eliminação, com seis pontos, a dois da derradeira vaga de play-off, detida pelos gregos do Olympiacos.

Na próxima semana, as 'águias' recebem os espanhóis do Real Madrid, recordistas de títulos no palmarés da principal prova europeia de clubes (15), que estão no terceiro posto, com 15 pontos, e têm, pelo menos, presença certa no play-off, mas procuram o acesso direto aos 'oitavos'.

Para evitar o 12.º afastamento na fase principal e rumar pela nona vez às eliminatórias da Liga dos Campeões, o Benfica tem de vencer e esperar por uma improvável conjugação de resultados favorável em diversos jogos.

O conjunto de José Mourinho está igualado com Bodo/Glimt (28.º), Pafos (30.º), Union Saint-Gilloise (31.º) e Ajax (32.º) e tem melhor saldo de golos face aos últimos três, mas está a um ponto do Club Brugge (27.º), a dois de Copenhaga (26.º), Nápoles (25.º), Olympiacos (24.º), Athletic (23.º) e PSV Eindhoven (22.º) e a três de Mónaco (21.º), Bayer Leverkusen (20.º) e Marselha (19.º).

Como só podem chegar aos nove pontos, as 'águias' necessitam de ultrapassar cinco equipas e manter vantagem sobre as que estão atrás de si e em igualdade pontual - na época passada, os 10 pontos não foram suficientes para garantir o play-off e nem todos os que tiveram 11 avançaram.

Na época passada, o Benfica, bicampeão europeu em 1960/61 e 1961/62, foi o clube português a chegar mais longe e atingiu os 'oitavos', cedendo frente aos espanhóis do FC Barcelona, já depois de bater os franceses do Mónaco no play-off, volvido o 16.º lugar na fase de liga - o Sporting foi 23.º.

Arsenal e Bayern Munique já asseguraram vagas diretas nos 'oitavos', ao passo que todas as equipas posicionadas até ao 15.º lugar estão apuradas para as eliminatórias, das quais já estão arredados Eintracht Frankfurt, Slavia Praga, Villarreal e Kairat Almaty, os quatro últimos da fase de liga.

A última jornada da fase principal da Liga dos Campeões tem 18 jogos em simultâneo e disputa-se em 28 de janeiro, dois dias antes do sorteio do play-off, que vai ser disputado a duas mãos, em fevereiro, e qualificará os vencedores dos oito encontros para os 'oitavos', agendados para março.

Sporting faz história e Benfica volta a deslizar. Assim está a Champions

Sporting faz história e Benfica volta a deslizar. Assim está a Champions

Recorde, ao pormenor, todas as incidências daquela que foi a sétima e penúltima jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões, com Sporting e Benfica, representantes portugueses, em destaque.

Notícias ao Minuto | 21:52 - 21/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2923923/sporting-e-benfica-visam-oitavos-e-playoff-mas-dependem-de-terceiros#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes