Sporting e Benfica empatam no dérbi e veem FC Porto ficar mais longe
- 17/02/2026
O Campeonato Nacional de sub-15 teve mais uma jornada a ter lugar nesta terça-feira, com a fase de campeão a estar ao rubro depois dos primeiros jogos da quarta ronda da prova.
Esta manhã houve dérbi do escalão em Alcochete, onde à entrada desta jornada Sporting e Benfica estavam em quarto e terceiro lugar, respetivamente, com quatro pontos cada, sendo que os encarnados estavam com uma partida a menos, ainda por disputar frente ao Estoril Praia.
Depois de um início muito mexido para as duas equipas, com oportunidades de parte a parte, os adeptos presentes no Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo, tiveram de esperar pela compensação do primeiro tempo para ver o primeiro golo da partida.
Foi aqui que houve espaço para, aos 40+2 minutos de jogo, David Makinde apontar um golaço de fora da área, ainda que o guarda-redes Matvek Volyk, do Benfica, podia ter feito algo mais, já que a bola acabou por ir ao meio da baliza.
À ida para os balneários a vantagem era para a turma leonina, que permitia, à condição, ultrapassar as águias na classificação geral. Mas a resposta do Benfica surgiu com alguma rapidez após o início da segunda metade.
Uma substituição dupla ao intervalo viram Tiago Sousa e Leonardo Lima entrarem para os lugares de João Campos e Santiago Cavaco, com a aposta de João Rodrigues a surtir efeito, já que o camisola 16 Leonardo Lima apontou o golo do empate, quatro minutos após o regresso das cabines.
Com um remate de fora da área, sem hipóteses de defesa para o guardião Joaquim Cabeçana, que colocava a partida numa igualdade que prometia dar mais emoção aos minutos finais do dérbi.
Essa emoção chegou com várias oportunidades de golo em ambas as balizas, mas quem ia brilhando eram mesmo os guarda-redes dos dois clubes. Houve ainda tempo de o camisola seis do Benfica ver o cartão vermelho por uma entrada dura, no minuto final da partida.
Até final, mais nenhum golo surgiu no Estádio Aúrélio Pereira, mantendo o empate a uma bola nos 80 minutos de jogo terminarem. Com este resultado, nenhuma das equipas consegue aproximar-se do topo da tabela.
FC Porto e Belenenses em jogo cheio de golos
Os dois primeiros classificados da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional sub-15 mediam forças no Restelo para perceber quem iria passar alguns dias na liderança.
O Belenenses tentou usar as suas armas no seu reduto, partindo para esta jornada a um ponto do FC Porto, que liderava com sete pontos em três jogos.
Na temporada passada, os dragões tiveram muita dificuldade em conseguir os três pontos em Belém, com uma vitória por 2-1 em fevereiro de 2025.
Este jogo teve muitos golos na primeira parte, com o encontro a ir para o intervalo com um 2-3 a ser favorável aos azuis e brancos, que tiveram golos de Rodrigo Oliveira, que bisou, e de Paulo Leite para ir em vantagem no marcador para os balneários.
A segunda parte não teve mais golos, com a liderança do campeonato a não sofrer alterações, já que o FC Porto segue na frente, agora com maior margem de manobra, com 10 pontos, face aos seis do Belenenses e aos cinco de Benfica e Sporting.
[Notícia atualizada às 13h10]














