Sporting 'derruba' muralha famalicense e persegue líder FC Porto

  • 13/09/2025

O Sporting passou com alguma dificuldade, este sábado, o duro teste no Minho. Os leões venceram, por 2-1, no terreno do Famalicão, com direito a reviravolta no jogo da quinta jornada da I Liga.

 

Gustavo Sá (17') ainda fez sonhar os locais, mas Pedro Gonçalves (22') restabeleceu a igualdade, naquele que foi o primeiro golo sofrido pelos famalicenses na presente edição do campeonato.

Na etapa complementar, Luis Suárez (65'), servido por Pedro Gonçalves, selou o triunfo leonino, num jogo marcado pela estreia do avançado  Fotis Ioannidis de leão ao peito.

Além dos três pontos, o Sporting subiu à vice-liderança da competição, com 12 pontos, a três do líder do FC Porto.

Filme do jogo

Pedro Gonçalves quebrou a solidez defensiva

Depois da derrota (1-2) no Clássico, frente ao FC Porto, o Sporting estava 'obrigado' a dar uma resposta na casa de um rival, que ainda não tinha perdido nem sequer concedido um golo nos quatro jogos realizados até então.

Sem Rui Silva e Geny Catamo, baixas de última hora, João Virgínia e Geny Catamo foram chamados a jogo por Rui Borges, que também apostou no grego Vagiannidis na função de lateral-direito.

O primeiro sinal de perigo apareceu aos 5'. Na sequência de um livre estudado, Morten Hjulmand devolveu a bola para o coração da área, com Luis Suárez a tentar um remate acrobático, mas a bola saiu por cima da barra.

A resposta famalicense apareceu pouco depois, aos 9', através de um disparo de Rodrigo Pinheiro, que chegou a assustar o estreante guarda-redes João Virgínia.

Pese o domínio leonino, os locais deram sempre um ar da sua graça e chegaram à vantagem ao minuto 17, fruto de um cabeceamento à queima-roupa de Gustavo Sá, na sequência de um canto.

A alegria dos minhotos durou pouco tempo. Aos 22', Geovany Quenda tirou um coelho da cartola, com um passe magistral, encontrando Pedro Gonçalves. O avançado internacional português não tremeu e colocou a bola entre as pernas do gurdião Carevic. O camisola 8 assinou o quarto golo na Liga e é o melhor marcador dos bicampeões nacionais na prova.

A tentativa de sair a joga quase custou caro ao Famalicão. Aos 30', Mathias de Amorim errou o passe e Trincão atirou ao lado! Oito minutos volvidos, Luis Suárez pensou que operou a reviravolta no marcador, mas o avançado colombiano encontrou-se em posição irregular, após notável passe de Giorgi Kochorashvili.

Segunda parte de leão

O arranque da etapa complementar reservou uma entrada forte do leão. Aos 48', Ricardo Mangas serviu para o remate de Geovany Quenda, que viu a bola a ser devolvida pelo poste direito.

O médio Giorgi Kochorashvili deixou a vergonha nos balneários e subiu mais no terreno, permitindo o coletivo verde e branco exercer maior pressão no meio-campo adversário.

Aos 65', nota para a reviravolta leonina. Num lance de insistência dentro da área famalicense, Pedro Gonçalves foi o mais esclarecido e deu a bola para a finalização certeira de Luis Suárez, que está num excelente momento individual, comprovado pelos quatro golos marcados pela Colômbia na pausa internacional.

Pese a vantagem da turma verde e branca, Rui Borges recorreu ao banco de suplentes e lançou Maxi Araújo- de regresso à competição após lesão- e o estreante Fotis Ioannidis, que juntou-se a Luis Suárez na frente de ataque. 

Em tempo de compensação, o jovem João Simões- primeira aparição na presente temporada- esteve perto de sentenciar a partida, mas o remate foi defendido com a ponta dos dedos por Carevic.

O Sporting resistiu ao forcing final do Famalicão, incapaz de causar perigo na segunda parte. Com esta vitória, os leões, à semelhança do FC Porto, capitalizam o deslize caseiro do Benfica (1-1) frente ao Santa Clara.

Leia Também: Saiba o ponto de situação de Nehuén Pérez após grave lesão no FC Porto

Leia Também: FC Porto vence sem convencer, mas é líder isolado à 'boleia' de Samu

Leia Também: Benfica 'conforta' Nicolás Otamendi após erro crasso. Eis a publicação

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2853166/sporting-derruba-muralha-famalicense-e-persegue-lider-fc-porto#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes