Sporting dá que falar na Alemanha: "Nova era de domínio em Portugal"
- 15/09/2025
O jornal alemão Sport Bild dedicou, esta segunda-feira, um extenso artigo ao Sporting, no apontou aquela que foi "a primeira dobradinha em 23 anos" como "o próximo passo para uma nova era de domínio, em Portugal, e para voltar a afirmar o clube entre os grandes da Europa".
A publicação escreve que "mais drama e mais celebração seria quase impossível", na reta final da passada temporada, quando os leões "só garantiram o título de campeão português no último jogo", com um triunfo sobre o Vitória SC, por 2-0, que lhes permitiu ficarem "dois pontos à frente do rival citadino e histórico, o Benfica".
Rui Borges é, de resto, apontado como um dos principais 'obreiros' deste feito, sobretudo, pela maneira como 'agarrou' a equipa, após as demissões de Ruben Amorim e João Pereira, e como reagiu ao ver-se obrigado a "lidar, constantemente, com contratempos".
O mais recente diz respeito à saída de Viktor Gyokeres para o Arsenal, "após meses de novela": "Entre outras coisas, o sueco recusou-se a apresentar-se no início da preparação, em Lisboa, alegando que o Sporting não cumprira promessas de transferência".
"No fim, o clube encaixou até 76 milhões de euros, incluíndo bónus. Além disso, Dário Essugo foi para o Chelsea, por cerca de 22 milhões de euros, e Conrad Harder transferiu-se, no último dia de mercado, para o Leipzig, por 24 milhões de euros", pode ler-se.
"E o Sporting? Continua exatamente onde tinha parado, antes da pausa de verão. Três vitórias nos três primeiros jogos do campeonato. O substituto de Gyokeres, Luis Suárez (27 anos, vindo do Almería), começou em grande, com dois golos e duas assistências. O mesmo vale para o extremo, Francisco Trincão (25 anos, três golos e uma assistência). O avançado, Fotis Ioannidis (22 anos, contratado ao Panathinaikos por 22 milhões de euros, chegou mais tarde", prossegue.
"No geral, o técnico Rui Borges quer montar uma equipa mais flexível sem Gyokeres - que marcou 97 golos em 102 jogos pelo Sporting - e apostar na dedicação e na união do grupo. Uma das maiores expetativas recai sobre o jovem avançado, Geovany Quenda, que, no próximo verão, também se mudará para o Chelsea. No Sporting, é visto como o maior talento desde a ascensão de Cristiano Ronaldo", completa.
O "amuleto da sorte" de Rui Borges
Agora, pode ler-se, "o objetivo principal na Liga dos Campeões" (onde terá pela frente Kairat Almaty, Napoli, Marseille, Juventus, Club Brugge, Bayern Munique, Paris Saint-Germain e Athletic Bilbao) "é chegar à fase a eliminar", depois de, em 2024/25, a caminhada ter terminado "logo no playoff contra o Borussia Dortmund, também devido a uma grave crise de lesões (até 15 baixas em simultâneo).
"Para que este ano a caminhada seja mais longa, Rui Borges conta também com o seu amuleto da sorte. Desde os tempos em que treinava o modesto Mirandela, usa sempre um simples relógio preto da Casio. O acessório serve para lhe recordar, apesar da ascensão meteórica (em pouco mais de seis anos, foi da Liga 3 à Liga dos Campeões), o ambiente humilde a que deve os seus primeiros sucessos", remata.
Leia Também: Luis Suárez faz 'esquecer' Gyokeres? "Se ele conseguir imitá-lo..."