Sporting conquista primeira vitória na Champions e sonha com apuramento
- 10/02/2026
Há motivos para sorrir para os lados de Alvalade. O Sporting conquistou, na noite desta terça-feira, a primeira vitória no Grupo D da Liga dos Campeões de voleibol, ao receber e vencer os alemães do SVG Luneburg, por 3-1, em duelo da quinta jornada da competição.
No Pavilhão João Rocha, em Lisboa, os comandados de João Coelho triunfaram por 25-21, 25-19, 16-25 e 31-29, somando os primeiros três pontos, e ainda sonham com o apuramento para a próxima ronda a uma jornada do fim desta fase.
À procura dos primeiros pontos na competição, o Sporting entrou determinado na missão e apresentou um nível muito elevado no primeiro parcial. O equilíbrio foi a palavra de ordem durante grande parte do tempo e, na reta final, acabou por se traduzir em superioridade leonina.
A turma de João Coelho puxou dos galões na reta final do parcial e a sequência de quatro pontos seguidos galvanizou o Sporting, que fechou com um 25-21 que transportou para o segundo parcial.
A equipa lisboeta apresentou uma uma reentrada muito forte na partida e, com um bloco sólido e a aproveitar várias falhas no serviço dos alemães, acabou por conquistar uma vantagem considerável logo aos 6-2, que soube aguentar apesar da ténue reação (8-7), infrutífera face à qualidade do conjunto do Sporting.
A turma verde e branca manteve a toada muito forte com o aproximar do fecho do parcial e soube gerir a vantagem na etapa final do segundo jogo de set (25-19). No entanto, a partir do terceiro parcial, o SVG Luneburg elevou o seu nível e mostrou que estava em Lisboa para conseguir sair com a vitória.
Apesar da resistência sportinguista, os germânicos, apoiados no Pavilhão João Rocha por várias dezenas de ruidosos adeptos, fizeram o seu trabalho e venceram no terceiro parcial por 16-25, fazendo com que o encontro reabrisse numa fase ascendente.
O conjunto germânico voltou a entrar melhor no quarto parcial e teve a "negra" na mão, ao alcançar os 19-24 no marcador, mas uma grande recuperação por parte do Sporting, cheia de resiliência, evitou a igualdade e decidiu a vitória, com 31-29.
"Atitude extraordinária da equipa, que nunca deixou de acreditar que era possível. Obviamente, é preciso sempre uma pontinha de sorte para encurtar estas distâncias num parcial que estava difícil, mas acho que é uma vitória justa. Entrámos muito bem no jogo. Fazemos dois parciais brilhantes em termos ofensivos, agressivos e a colocar o SVG Luneburg, que é líder na Alemanha e tem jogadores a fazer uma carreira estupenda, sob pressão e em dificuldades. Tivemos uma quebra no terceiro set, em que o adversário se encaixa no nosso jogo e que nos força a jogar sempre no limite. De facto, tudo adivinhava um quinto set, impedido pela atitude e crença da equipa", frisou João Coelho, treinador do Sporting, logo após a partida.
"Abrimos aqui uma pequena janela de nos manter em prova nas competições europeias. É muito difícil, tínhamos de ganhar ao Rzeszow. O SVG Luneburg conseguiu fazê-lo em casa. Agora é meter na prateleira, pois há campeonato e Taça, no sábado e no domingo. De certeza que não vamos virar a cara à luta e vamos mostrar a nossa melhor versão na melhor montra do voleibol mundial. Vamos querer ganhar e fazer uma nova demonstração de capacidade", finalizou.














