Sporting-Casa Pia: Dia de lamber as feridas na 'enfermaria' de Alvalade

  • 16/01/2026

O Estádio José Alvalade vai tornar-se, ao início da noite desta sexta-feira, numa autêntica 'enfermaria', fruto do encontro entre os 'magoados' Sporting e Casa Pia, que irão procurar retomar o caminho das vitórias, depois de um ciclo de resultados mais complicados, que tiveram impacto direto nas ambições de ambos.

 

Os leões deram a primeira volta por encerrada com um empate a uma bola com o Gil Vicente, no Estádio Cidade de Barcelos, que ampliou para sete pontos a distância para o líder da I Liga, o FC Porto. Uma semana depois, 'tombaram' aos pés do Vitória SC, por 1-2, no Estádio Dr Magalhães Pessoa, em Leiria, e despediram-se da Taça da Liga, nas meias finais.

Curiosamente, o ciclo dos gansos começou com um nulo perante o Vitória SC, no Estádio Municipal de Rio Maior, e prosseguiu com a derrota sofrida no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, por 3-1, que culminou na demissão de Gonçalo Brandão e consequente contratação de Álvaro Pacheco.

O treinador de 54 anos de idade tem, de resto, a 'espinhosa' missão de fazer com que a formação lisboeta ganhe outro tipo de conforto na luta pela manutenção no principal escalão do futebol português, uma vez que, ao cabo de 17 jornadas, esta mora no 15.º lugar, imediatamente acima da 'linha de água', com 14 pontos, tantos quanto o Arouca.

Tendo em conta o historial entre ambos, esta perspetiva adivinha-se, ainda assim... desoladora. Isto porque, em 43 jogos, os bicampeões nacionais em título venceram 33, empataram sete e perderam apenas três (o último dos quais em março de... 1930), com um rácio de 154 golos marcados e apenas 41 sofridos.

O Sporting-Casa Pia tem apito inicial agendado para as 20h15 (hora de Portugal Continental), e irá contar com a arbitragem de David Silva, juiz da Associação de Futebol do Porto, que irá liderar uma equipa composta pelos assistentes Carlos Campos e Nélson Cunha, o quarto árbitro Ricardo Baixinho, o VAR João Malheiro Pinto e o AVAR Gonçalo Freire.

Treinadores em discurso direto

Rui Borges

Álvaro Pacheco estreia-se no Casa Pia: "Torna mais difícil, na parte estratégica do jogo. O mister Álvaro já jogou em vários sistemas, é sempre difícil dizer de que forma o Casa Pia se vai apresentar. Não nos podemos focar muito nisso, mas no que podemos fazer e controlar, em pequenas coisas, perceber que é uma equipa muito competitiva, intensa e forte nos duelos, com jogadores fortes no ataque rápido. Vai-nos criar esse problema, e vamos ter de o resolver".

Semana 'limpa': "Deu para treinarmos um pouco mais, a intensidade foi espetacular, a entrega foi espetacular, a alegria foi espetacular... Foi uma semana muito boa. Fiquei feliz, não só pela resposta da equipa, porque sabia que tem uma mentalidade muito forte e ambiciosa, mas por sentir a competitividade do treino. Necessitava de sentir isso, não pela derrota em si, mas sim por tudo o que nos estava a acontecer ao nível de lesões".

Luís Guilherme é hipótese a titular: "Teve uma boa adaptação, é um miúdo muito inteligente, que gosta de ouvir e aprender. É um miúdo que nos pode dar soluções em várias zonas do campo. Pelo que noto, é um miúdo que gosta mais de jogar à direita, mas dá soluções à esquerda e por dentro, e disse-lhe isso. No Palmeiras, jogou à direita. No West Ham, jogou à esquerda. Na formação, foi 10".

Álvaro Pacheco

Estado anímico do Casa Pia: "Encontrei um grupo com uma vontade muito grande, muito entusiasmo em absorver novas ideias e tornarmo-nos numa equipa com uma identidade forte e vamos em busca dos resultados".

De regresso a Portugal: "Estou muito contente por ter voltado ao futebol português, é uma competição muito exigente. Voltar pelo Casa Pia deixa-me muito, muito orgulhoso".

Sporting: "É  o bicampeão, uma equipa forte, mas a minha preocupação é olhar para o que somos enquanto equipa, o que é o Casa Pia. Temos uma vontade muito grande de vencer e irmos lá testar. É na dificuldade que o crescimento é mais rápido. Temos de crescer em competição, a realidade é esta".

Últimos resultados

Sporting: V-V-V-E-D

Casa Pia: E-D-V-E-D

Últimos onzes

Sporting: Rui Silva; Iván Fresneda, Matheus Reis, Eduardo Quaresma, Maxi Araújo; Morten Hjulmand, João Simões; Francisco Trincão, Flávio Gonçalves, Fotis Ioannidis e Luis Suárez.

Casa Pia: Patrick Sequeira; Gaizka Larrazabal, André Geraldes, José Fonte, David Sousa, Abdu Conté; Renato Nhaga, Rafael Brito; Yassin Oukili, Jérémy Livolant e Cassiano.

Ausências

Sporting: Ousmane Diomande, Eduardo Quaresma, Salvador Blopa, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis (lesionados), Maxi Araújo e Morten Hjulmand (castigados).

Casa Pia: André Geraldes (castigado).

Leia Também: Sporting procura 'quebrar enguiço' com adversário perfeito em Alvalade

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2919759/sporting-casa-pia-dia-de-lamber-as-feridas-na-enfermaria-de-alvalade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes