Sporting cada vez mais perto de libertar Alisson Santos em janeiro
- 28/01/2026
Alisson Santos pode ter os dias contados no Sporting. O extremo brasileiro está a ser negociado com o Napoli e já terá dado luz verde à mudança para Itália, adianta o jornalista Gianluca Di Marzio esta quarta-feira.
Com o mercado já na reta final, o antigo jogador da União de Leiria terá, agora, de aguardar que Sporting e Napoli cheguem a uma plataforma de entendimento que terá de acontecer nos próximos dias.
Ainda segundo o mesmo jornalista italiano, em cima da mesa está um contrato de empréstimo, mas a direção leonina liderada por Frederico Varandas ainda aguarda por uma proposta oficial por parte do campeão italiano.
Alisson Santos, refira-se, chegou ao Sporting na segunda metade da última temporada, mas apenas nesta foi inscrito, contando já com 29 jogos ao serviço da equipa comandada por Rui Borges. O extremo de 23 anos tem sido utilizado como arma secreta e já contabiliza dois golos e outras tantas assistências.
No entanto, a recente chegada de dois reforços para os flancos, Luís Guilherme (do West Ham, por 14 milhões de euros, mais três milhões de euros em bónus) e Souleymane Faye (do Granada, por 6,5 milhões de euros), veio reduzir o espaço de Alisson no plantel do Sporting.
Nesse sentido, uma saída neste mercado de inverno está em cima da mesa, pese embora o Sporting não aceite perder o jogador natural de Itapetinga sem uma contrapartida financeira significativa.
Com contrato até junho de 2030, Alisson Santos está 'blindado' em Alvalade por uma cláusula de rescisão no valor de 80 milhões de euros.
Ex-Benfica abre a porta do Napoli a Alisson?
O Napoli apenas fez, até ao momento, uma contratação neste mercado de janeiro. O também brasileiro Giovane Santana, ponta de lança de 22 anos de idade que estava ao serviço do Hellas Verona, foi contratado a troco de uma verba na ordem dos dois milhões de euros, e Alisson pode ser o segundo e último reforço de janeiro.
A equipa comandada por Antonio Conte teve de olhar para o mercado depois de confirmada a grave lesão de David Neres, ex-Benfica, que até teve de ser alvo de uma intervenção cirúrgica ao tornozelo esquerdo.
"Tudo correu bem! Obrigado à minha mulher, que não foi apenas minha mulher, mas também a minha médica, fisioterapeuta", escreveu, nas redes sociais, David Neres, jogador que o Benfica vendeu, em 2024, por 28 milhões de euros.
O internacional brasileiro estava mesmo a ser uma das principais armas de Conte nesta época, acumulando um saldo de seis golos e quatro assistências ao cabo de 25 jogos. A lesão travou-lhe, assim, a curva de ascensão que vinha a assinar em Nápoles e vai obrigá-lo a estar de fora dos relvados por um período nunca inferior a dois meses, segundo os relatos da imprensa italiana.
Refira-se que o Napoli ocupa, por esta altura, o quarto lugar da Serie A, com 43 pontos, menos nove do que o líder Inter, mas ainda não atirou a toalha ao chão na luta pela revalidação do título de campeão conquistado na temporada transata.














