Sporting abate FC Porto e apura-se para os 'quartos' da Taça de Portugal
- 07/02/2026
O Sporting garantiu, no decorrer da tarde deste sábado, um lugar nos quartos de final da Taça de Portugal em andebol, ao vencer no terreno do FC Porto por 40-35, num duelo relativo aos oitavos de final da competição.
Num duelo entre finalistas de três das últimas quatro edições da prova, todas ganhas pelos leões, o Clássico foi de alta intensidade no Dragão Arena, com muitos golos e muita emoção do princípio ao fim.
O equilíbrio foi a nota de destaque na primeira parte, que contou com uns incríveis 36 golos em 30 minutos e sucessivas alternâncias no marcador.
O FC Porto entrou melhor do que o eterno rival e marcou primeiro, por intermédio de Vasco Costa. No entanto, a resposta do Sporting foi pronta com Francisco Costa em evidência, mantendo sempre ligeiro ascendente no resultado. A entrada do guarda-redes Ante Grbavac impulsionou a réplica portista, mas a primeira terminou empatada 18-18.
No segundo tempo, a equipa orientada por Ricardo Costa entrou mais eficaz do que o FC Porto e conseguiu cavar diferenças curtas para o adversário, que foram ampliadas depois para três golos (25-28) com o decorrer da partida.
Apesar da expulsão direta de Christian Moga e das tentativas de reação dos azuis e brancos, com Diocou e Daymaro Salina em destaque, o Sporting manteve o controlo do jogo. Martim Costa assumiu o protagonismo da partida na reta final e o Sporting acabou mesmo por conseguir ampliar a vantagem no Dragão Arena.
Martim Costa conseguiu ampliar a diferença para seis golos de distância no marcador (32-38), sentenciando praticamente a marcha da eliminatória, poucos dias depois de ter sido um dos grandes destaques da melhor classificação de sempre da seleção portuguesa num Campeonato da Europa da modalidade, com o quinto lugar.
Os verde e brancos acabaram por gerir o resultado até ao 40-35 que se fixou no apito final, garantindo a passagem aos quartos de final. A turma de Alvalade, que é a recordista de troféus da prova (19), mantém viva a ambição de conquistar a Taça de Portugal pela quinta época consecutiva. Já o FC Porto acaba eliminado.
De referir que o Benfica ainda continua em prova. Está a aguardar a definição do que vai acontecer em relação ao jogo com o AA Avanca, que foi interrompido devido às condições climatéricas adversas.
O que disseram os treinadores?
Magnus Andersson (FC Porto): "O resultado é uma desilusão. Não fizemos o suficiente. Eles jogaram mais e melhor. Não os conseguimos parar em muitas situações. Quando começámos a acreditar, cometemos erros técnicos. E foi isto. Uma grande desilusão. O andebol é um desporto muito complexo e um erro pode deitar tudo a perder. Quando começámos a ficar cansados, tivemos muitas más decisões. Quarenta golos do nosso adversário é muito. Mas é claro que jogámos contra uma grande equipa, foram muito rápidos. A nossa segunda parte foi uma grande desilusão."
Ricardo Costa (Sporting): "É uma vitória muito importante, tendo em conta o nosso passado e as nossas conquistas. É certo que ainda não ganhámos nada, só passámos mais uma eliminatória, mas demos um passo importante para a conquista da Taça de Portugal. O jogo foi sempre muito equilibrado na primeira parte. O FC Porto jogou bem na primeira parte. Acredito que a rotação que fizemos na primeira parte ajudou a estarmos mais lúcidos na segunda parte. A vitória é inegável para o nosso lado."














