Sporting a zeros na Champions. Benfica reage com classe na Challenge Cup
- 21/01/2026
O Sporting e o Benfica tiveram sortes distintas no voleibol europeu. Os leões vacilaram no pavilhão do Asseco Resovia (3-0), na Liga dos Campeões, enquanto as águias protagonizaram uma épica remontada na receção ao Altekma (3-2), na Challenge Cup.
Começando pelo jogo dos campeões portugueses, na Polónia, o Asseco Resovia entrou com tudo e praticamente nem deixou respirar o Sporting, ao ponto de chegar a estar a vencer por... 11-2. A verdade é que os leões não conseguiram inverter o rumo dos acontecimentos e acabaram por ver o seu adversário a fechar o set com um impetuoso 25-9.
Os outros parciais contaram com uma história distinta. Assente num maior equilíbrio, o conjunto de João Coelho chegou a estar na frente durante quase todo o segundo set, porém, permitiu a remontada na reta final, com um 25-23. Já no terceiro set, os polacos sorriram sem grandes dificuldades, com um 25-19 a ditar o 3-0 final.
Contas feitas, o Sporting mantém-se no último lugar do grupo D, sem qualquer ponto somado ao fim de três jornadas, a três dos alemães do Luneburg (3), a seis dos polacos do Asseco Resovia (6) e a nove do líder Warta Zawiercie (9), o outro conjunto polaco do grupo, que vai agora com as contas a meio.
Recorde-se que, nas jornadas anteriores, o Sporting saiu da Alemanha derrotado pelo Luneburg (3-1), no passado dia 10 de dezembro, seguindo-se a derrota caseira frente aos polacos do Warta Zawiercie (0-3), no Pavilhão João Rocha, no dia 6 de janeiro, já no presente ano civil.
De referir que apenas os primeiros classificados de cada grupo transitam diretamente para os quartos da prova europeia mais apetecível da modalidade, ao passo que os clubes que ficam no segundo lugar transitam para o playoff, assim como os três melhores classificados.
Benfica começou a dar show e sorriu na 'negra'
Pouco depois, foi a vez do Benfica entrar em campo, naquele que foi um jogo tão equilibrado ao ponto de ser resolvido em cinco sets, ultrapassando as duas horas de jogo.
O primeiro parcial (23-25) foi intenso e equilibrado, pese embora tenha acabado por confirmar a tendência que se verificou desde a reta inicial, uma vez que as águias apenas estiveram na frente do marcador quando registaram o primeiro ponto. O segundo set (26-28) conseguiu ser ainda mais renhido do que o primeiro.... e depois tudo mudou.
O conjunto de Marcel Matz reduziu no terceiro set (26-24) e, pouco depois, não teve grandes dificuldades para levar a primeira mão dos oitavos para a 'negra', fruto de um parcial favorável de 25-19. No derradeiro set, um 15-12 levou o Pavilhão da Luz à loucura, ditando o 3-2 final.
A segunda mão está agora agendada para a próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, no Estádio Ataturk Voleybol Salonu, em Esmirna, a partir das 14 horas (horário de Portugal Continental).















