Spa de luxo nos Açores tem marquesa e banheira com pedras vulcânicas
- 20/11/2025
É no Luxus Azorean Spa Concept, na ilha Terceira, nos Açores, que se encontra uma banheira e marquesas únicas de tratamento feitas a partir de pedras vulcânicas.
"A marquesa é toda de basalto. Uma peça única no mundo. Retém naturalmente o calor e tem uma estrutura integrada de mecanismos elétricos e de canalização, desenvolvida para suportar experiências sensoriais avançadas de termoterapia e hidroterapia", explicou a empresária Andreia Meneses à agência Lusa.
Além da marquesa de 450 quilogramas, o Luxus Azorean Spa Concept, inaugurado oficialmente em setembro em Angra do Heroísmo, também integra uma banheira com uma tonelada feita em basalto, o que envolveu uma "complexa" operação logística.
"Não há registo de existir uma banheira e uma marquesa feitas desta forma com o nosso basalto", reforçou a empreendedora terceirense.
As duas peças foram construídas com rochas que estiveram submersas durante mais de 40 anos na baía de Angra do Heroísmo e representam o concretizar do "sonho" de Andreia Meneses, que sempre quis aproveitar os benefícios do basalto para "ajudar as pessoas".
Leia Também: Festas de Natal de Lisboa: Música barroca, gospel, fado e cinema
"Esta vontade que tinha em conseguir fazer algo que ajudasse as pessoas, canalizei-a para o basalto. Queria abrir um Spa e mexer com a ilha", afirmou.
Inspirada pelos relatos de que a população se sentava nas pedras de basalto aquecidas pelo sol na zona vulcânica dos Biscoitos para curar hemorroidas, Andreia Meneses decidiu "potenciar" o "poder fisiológico que o basalto tem no organismo" através da banheira e da marquesa.
"A massagem mais relaxante que pode ter num Spa é a de pedras. Agora imagine-se que em vez de ser uma pedra em pontos cruciais no organismo, estar o corpo todo em contacto com o basalto", explicou.
As duas peças fazem parte de massagens onde são utilizados apenas produtos biológicos dos Açores como o pó de basalto e mel, algas marinhas, óleo de conteira ou o leite de burra e chá da Gorreana.
O objetivo, assume a empresária, é "criar um chamariz para o turismo" na Terceira, tal como acontece com as termas na ilha de São Miguel.
"Comecei a perceber que o turismo aparecia cá nos dias de chuva. Se há massagens inspiradas em vários sítios do mundo, por que não criar uma partir dos Açores? Foi aí que decidi apostar nos nossos produtos e na pedra vulcânica", recordou.
Andreia Meneses começou a trabalhar aos 15 anos num salão "onde fez de tudo", abriu o seu primeiro centro de estética aos 22 anos e, aos 27 anos, em 2009, criou um Spa para responder à procura dos americanos da Base das Lajes.
Atualmente, além do Spa em Angra do Heroísmo, tem uma clínica na Praia da Vitória com serviços de cirurgia plástica, dermatologia ou podologia, empregando um total de 20 pessoas.
O próximo passo, assume, passa por "expandir" o Spa a outras paragens do mundo e "levar no nome dos Açores mais longe".
"Quero muito que exista um Spa dos Açores noutro país. E o que tem diferente dos outros? Tem uma marquesa em basalto aquecido e milenar, uma banheira de basalto açoriano e rituais de assinatura feitos com ingredientes puros açorianos", concluiu.
Percorra a galeria para conhecer melhor o Luxus Azorean Spa Concept.
Leia Também: Casa Teva: O novo boutique hotel de Lisboa onde vai querer passar a noite













