Sp. Braga goleia nas Aves com direito a obra de arte de Zalazar
- 02/02/2026
O Sp. Braga visitou e goleou, esta segunda-feira, o AVS (4-0), em jogo da 20.ª jornada da I Liga. A equipa minhota obteve, assim, o terceiro triunfo consecutivo no campeonato, ao mesmo tempo que recuperou o quarto lugar, em tarde de número redondo para o capitão Ricardo Horta.
O camisola 21 do Sp. Braga desfez o nulo logo aos sete minutos, após assistência de Pau Victor, e chegou aos 150 golos com a camisola arsenalista.
A cumprir a 10.ª temporada consecutiva no Sp. Braga, clube pelo qual já conquistou uma Taça de Portugal e duas taças da Liga, o internacional português de 31 anos atinge uma nova marca histórica, distanciando-se, ainda mais, no topo da lista dos melhores marcadores do clube. O segundo melhor, Mário Laranjo, que contabilizou 92 golos, está agora à distância de 58 remates certeiros.
Se o golo de Ricardo Horta foi histórico, o momento mais belo chegou à meia hora de jogo pelos pés de Rodrigo Zalazar. Canto batido na direita pelo capitão minhoto e remate de primeira do internacional uruguaio, que viu a bola tocar no relvado e na trave do AVS antes de entrar na baliza.
O segundo tento, ainda antes do intervalo, deixou encaminhado o triunfo dos visitantes, que viriam a ampliar ainda mais as contas na segunda parte.
Depois de Ricardo Horta e Rodrigo Zalazar, foi a vez do espanhol Pau Victor fazer o gosto ao pé. O ex-Barcelona aproveitou, da melhor maneira, o passe de Diego Rodrigues para ampliar as contas no marcador (80').
O resultado ainda não estava fechado e foi novamente Pau Victor a fazer estragos na Vila das Aves. Desta vez, assistido por Ricardo Horta, o avançado espanhol só teve mesmo de empurrar a bola para o fundo das redes e fixar o o marcador, numa altura em que o relógio marcava 83 minutos de jogo.
Como fica a tabela?
Feitas as contas, o Sp. Braga contabiliza o 10.ª vitória em 20 jornadas, chegando aos 36 pontos e recuperando o quarto lugar, que estava nas mãos do Gil Vicente. Os minhotos somam, ainda, seis empates e quatro derrotas, tendo um saldo de 41 golos marcados e 18 sofridos.
Por seu turno, o AVS continua afundado na tabela classificativa, onde é último, e volta às derrotas, depois de ter empatado, na ronda anterior, diante do Casa Pia (3-3). A formação da Vila das Aves tem apenas cinco pontos amealhados e averbou a 15 derrota no campeonato, continuando sem saber o que é vencer.
Para piorar as coisas, a equipa comandada por João Henriques ainda viu o Tondela, que também está em zona de descida, pontuar na receção ao Benfica, passando agora a ter uma vantagem de oito pontos.
Na próxima jornada, refira-se, o Sp. Braga recebe o Rio Ave, enquanto o AVS desloca-se até ao reduto do Famalicão.
Casa Pia-FC Porto encerra 20.ª jornada
Ainda antes da próxima ronda, a 20.ª jornada encerra-se na noite desta segunda-feira, com o líder FC Porto a visitar o Casa Pia, que também pode distanciar-se do AVS em caso de empate ou vitória. Já os dragões podem aproveitar o deslize do Benfica.
Veja os golos
[Notícia atualizada às 21h15]













