Sp. Braga-Benfica: Um Clássico no Minho para terminar o ano

  • 28/12/2025

O Benfica despede-se, este domingo, do ano 2025, com uma visita ao terreno do Sporting de Braga, para a ronda 16 da I Liga. À semelhança das últimas jornadas, as águias vão a jogo sabendo que estão proibidas de perder pontos de forma a não perder terreno para o pelotão da frente, liderado pelo FC Porto,

 

Na presente temporada, os encarnados ainda não perderam em Portugal e levam uma sequência de quatro vitórias consecutivas, sempre com a baliza a zero, conjugando as exibições com a consistência.

Nas últimas temporadas, a visita a Braga tem sido um terreno 'escorregadio' para o clube da Luz, que venceu por uma vez em seis jogos. Em 2024/25, o empate (1-1) abriu (ainda mais) o caminho para o bicampeonato do Sporting.

Por sua vez, o Sporting de Braga irá procurar responder ao desaire na última ronda do campeonato, com o Estoril (0-1), quebrando assim uma série de sete jogos sem perder. A meio da semana, o técnico Carlos Vicens descansou alguns jogadores. Ainda assim, os bracarenses asseguraram o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal.

No confronto histórico, vantagem para o Benfica com 38 vitórias para o campeonato, contra 13 do Sporting de Braga. Pelo meio, registo de 17 empates.

O Sporting de Braga-Benfica, em Braga, tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental) e irá contar com arbitragem de João Gonçalves.

Os treinadores em discurso direto

Carlos Vicens

O que espera do jogo com o Benfica: "Sabemos que vamos enfrentar um rival que vem de um crescimento com o seu treinador, as ideias vão assentando e a equipa vai melhorando. Vai ser um jogo de alta dificuldade e alto nível e vamos ter que oferecer uma versão melhor da que demos com o Estoril se queremos vencer. Estamos motivados e com muita vontade de fazer um grande jogo, mas vamos ter que jogar muito bem para conseguir essa vitória que todos desejamos."

Elogios a Mourinho: "Ter alguém como ele no campeonato é muito bom para o futebol português, não estamos a descobrir agora quem é José Mourinho, um treinador que já pôs o futebol português no topo do futebol internacional, é admirado por tudo o que conseguiu em diferentes países e diferentes clubes, reinventando-se a si mesmo, buscando alternativas para continuar a ser competitivo."

Disponibilidade de Lagerbielke: "Tivemos esse pequeno susto, ele vinha com uma sobrecarga física, mas penso que não há risco de lesão. Hoje, ainda há treino, mas confio que possa estar pronto."

José Mourinho

Importância do jogo com o Sporting de Braga: "Eventualmente, a continuarmos a somar pontos como temos feito... Se as equipas que estão à nossa frente tivessem perdido pontos, estaríamos mais perto. Com as vitórias dessas equipas, ganhas e não te aproximas, mas, desde que ganhes, não te afastas. A única coisa que depende de nós são os nosso resultados. Temos de fazer o nosso trabalho. O jogo com o Sporting de Braga é uma final, mas o jogo com o Famalicão também era, com o Moreirense, com o Napoli... A única coisa que temos feito é jogar finais. Com o Estoril, será outra final. Com o Sporting de Braga, em Leiria, é uma meia final, mas também é uma final. É o mês que nos espera, depois de um mês de dezembro igual."

Segredo para o bom momento: "Quando perdemos o Lukébakio, ficámos um bocadinho coxos relativamente àquele perfil de jogador. Demos à equipa outro tipo de dimensão, começámos a ser mais compactos, a pressionar de maneira diferente, a partir de uma base de jogo de grande solidez. A equipa começou a sentir-se muito confortável, com rotinas de pressão que nos tornaram numa das equipas que mais pressiona no campo adversário. Queremos dar continuidade àquilo que de bom temos feito."

Sporting de Braga já complicou a vida a FC Porto e Sporting: "É a equipa que tem a maior percentagem de posse de bola na I Liga, e isso diz muito acerca da filosofia de jogo do treinador e da maneira como a equipa joga. Fui ao Estoril ver o jogo porque dá uma perspetiva diferente da análise mais lógica que fazemos com os meios que temos à disposição. Não foi o melhor jogo do Sporting de Braga, mas chegou para sentir aquele modo de jogar. É uma equipa que atrai o adversário, que tem posse, que obriga a tomar decisões... Tem individualidades muito boas. Se calhar, para eles é importante os últimos resultados, o feeling de que o Benfica, em Braga, não consegue bons resultados. É algo a que se agarrarão, do ponto de vista motivacional. Eu tento que ignoremos, tal como fizemos contra o Moreirense."

Últimos resultados

Sporting de Braga: V-V-V-D-V

Benfica: E-V-V-V-V

Últimos onzes

Sporting de Braga: Tiago Sá, Gustaf Lagerbielke, Paulo Oliveira, Bright Arrey-Mbi, Mario Dorgeles, Gabriel Moscardo, Florian Grillitsch, Leonardo Lelo, Rodrigo Zalazar, Fran Navarro, Ricardo Horta.

Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Gianluca Prestianni, Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov, Vangelis Pavlidis.

Ausências

Sporting de Braga: Niakaté, Jónatas Noro e El Ouazzani (lesionados)

Benfica: Lukebakio, Samuel Soares, Bruma, Nuno Félix, Bah (lesionados)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2910241/sp-braga-benfica-um-classico-no-minho-para-terminar-o-ano#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes