Souleymane Faye já chegou a Lisboa para reforçar o Sporting
- 18/01/2026
Souleymane Faye está muito perto de se tornar no mais recente reforço de inverno do Sporting. O extremo senegalês, de 22 anos, aterrou no Aeroporto Humberto Delgado, na cidade de Lisboa, ao final da tarde deste domingo.
O atacante africano, que foi muito saudado por alguns adeptos leoninos ainda em pleno aeroporto, viajou junto com o seu agente, Assane Mbengue, e vai agora cumprir a habitual bateria de exames médicos e testes físicos, antes de ser anunciado como o novo jogador do emblema sediado em Alvalade. O processo deve tornar-se oficial nas próximas horas.
"Estou muito feliz por estar aqui, muito contente. Quero ajudar a equipa. Falaram-me muito do Sporting, é uma grande equipa, com grandes adeptos", atirou o atacante senegalês aos jornalistas presentes no aeroporto, revelando que já conversou com Rui Borges: "Sim, falei com ele". "Sou um jogador físico. Posso dar muito à equipa", rematou.
Souleymane Faye vai assinar contrato até junho de 2030 e ficará blindado, ao que tudo indica, por uma cláusula de rescisão avaliada em 80 milhões de euros.
A direção liderada por Frederico Varandas irá pagar ao Granada (clube com o qual o jogador de apenas 22 anos de idade ainda tem vínculo até 2029) uma verba na ordem dos 6,5 milhões de euros, à qual irá acrescer 10% de qualquer mais-valia registada com uma eventual transação envolvendo o mesmo, no futuro.
O futebolista natural de Dakar irá, assim, seguir as pisadas de Luís Guilherme, que foi apresentado como reforço do emblema verde e branco no passado dia 4 de janeiro, proveniente do West Ham, a troco de uma verba na ordem dos 14 milhões de euros, que pode vir a ascender aos 17 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.
Negócio já foi 'confirmado' por dirigente do Sporting
De resto, o processo de contratação de Souleymane Faye já estava de tal forma adiantado que já foi confirmado pelo próprio diretor-geral do Sporting, Bernardo Palmeiro, na passada quinta-feira, em (curtas) declarações prestadas aos jornalistas, à margem do sorteio das meias finais da Taça de Portugal.
"É uma questão de tempo, estamos numa fase negocial e é uma questão de mais uns dias", afirmou, num evento que, recorde-se, colocou... o FC Porto no caminho dos leões, em caso de triunfo sobre o AVS, no duelo dos 'quartos', que está agendado para as 20h45 (hora de Portugal Continental) do próximo dia 4 de fevereiro, quarta-feira.
Já o treinador, Rui Borges, foi bem mais contido, quando questionado sobre a provável chegada do internacional senegalês, na conferência de imprensa que se seguiu ao triunfo sobre o Casa Pia, por categóricos 3-0, na sexta-feira: "Não vou falar, não é jogador do Sporting. Só acredito quando tiver assinado e estiver apresentado".















