Sorriso faz estragos nos Açores e Famalicão afasta série negativa
- 18/01/2026
O Famalicão está de volta aos caminhos vitoriosos no campeonato português. Depois de três derrotas nas últimas três jornadas do escalão máximo do futebol nacional (frente a Benfica, Estrela da Amadora e Alverca), os minhotos retomaram os triunfos e venceram, na tarde deste domingo, na visita ao Santa Clara, por 0-1, em jogo a contar para a ronda 18 da I Liga. Um golo no segundo tempo chegou para fazer a diferença a favor dos nortenhos.
Os primeiros 45 minutos deste jogo que foi disputado no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, ficaram marcados por muito equilíbrio de parte a parte e sem grandes oportunidades de golo.
A formação do Santa Clara foi a primeira a criar algum perigo no encontro. Na sequência de uma transição rápida do conjunto da casa conduzida por Gabriel Silva, o brasileiro preferiu atirar quando tinha Lucas Soares livre, com a bola a ficar nas pernas de Rafa Soares. Em cima do minuto 37 minutos, Gustavo Klismahn atirou à meia volta, mas a bola saiu fraca e não causou perigo.
A segunda parte arrancou com pedidos de grande penalidade por parte do Carevic derrubou Gabriel Silva na grande área aos 49 minutos. No entanto, o árbitro Márcio Torres acabou por assinalar fora de jogo, o que anulou um eventual castigo máximo.
Do lado oposto, Gabriel Batista foi chamado a intervir pela primeira vez no jogo à passagem do minuto 51. Após um cruzamento de Mathias de Amorim, Gustavo Sá apareceu a cabecear em boa posição, com Gabriel Batista a deter com enorme defesa. Do lado oposto, em cima do minuto 55, Klismahn atirou traiçoeiro para uma defesa atenta de Carevic. Aos 62 minutos, Gabriel Silva apareceu a disparar com um belo remate de fora da área, com o efeito a fazer com que a bola se desviasse da baliza.
Numa altura em que o Santa Clara até parecia um pouco melhor, uma desatenção defensiva dos insulares terminou em golo para a formação visitante. Após alguma passividade da defesa da equipa da casa, Rodrigo Pinheiro foi mais forte que Frederico Venâncio, rompeu na direita e na linha de fundo atrasou para Sorriso. O avançado brasileiro foi rápido que Welinton Torrão e empurrou para o único golo do encontro aos 75 minutos.
Apesar de ter ficado a perder, o Santa Clara não deixou cair os braços e ficou perto do golo do empate em duas ocasiões distintas. Aos 79 minutos, Pedro Ferreira atirou forte de meia distância e a bola rasou o poste direito da baliza do Famalicão. Já ao minuto 83, Elias Manoel não consegue desviar a bola para dentro da baliza quase em cima da linha de golo. Já nos descontos, Gabriel Silva atirou à trave da baliza de Carevic, com o Famalicão a segurar os três pontos na ida aos Açores.
Com esta vitória, o Famalicão passa a somar 26 pontos na sétima posição, ultrapassado de forma provisória o Vitória SC. Já o Santa Clara ainda não venceu em 2026 e ocupa o 13.º lugar com 17 pontos.














