Sol voltou a Aberdeen ao fim de 21 dias. Desde 1957 que não acontecia

  • 14/02/2026

Desde o dia 21 de janeiro que os habitantes de Aberdeen, na Escócia, não viam o sol. Contudo, ao fim de 21 dias, o cinzento deu lugar a azul, a 12 de fevereiro – ainda que por apenas 30 minutos. Tratou-se do maior período sem luz solar desde que o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido começou a registar dados, em 1957.

 

"Após 21 dias sem sol, Aberdeen registou esta tarde o seu primeiro dia de sol desde 21 de janeiro", apontou o organismo, na rede social X (Twitter).

Os raios de sol trouxeram alegria a miúdos e graúdos, entre eles Rosie, de cinco anos. No caminho para a escola, a menina foi vista a saltitar e a apontar para o céu, apelando para que a mãe visse o sol.

"Mamã, o sol!", exclamou.

Pouco depois, complementou: "Céu azul!"

O agricultor Iain Crowe, de 81 anos, também não ficou indiferente ao tempo ensolarado.

"Estou a apanhar sol. A receber vitamina D", respondeu o idoso, depois de a filha, Sally, lhe perguntar o que estava a fazer.

Nas imagens, às quais poderá aceder na galeria acima, o homem é visto de braços abertos e de olhos fechados, com a face voltada para sol.

Kate Finlay, de 21 anos, confessou à BBC ter ficado "surpreendida" quando, ao sair de casa, notou que o cinzento do céu tinha desaparecido.

"É muito estranho. A primeira coisa que fiz quando saí do apartamento foi enviar uma mensagem aos meus amigos. […] Abri as cortinas e pensei, ‘oh, parece estar mais claro". Depois saí e estava céu azul. Para ser sincera, fiquei muito surpreendida", disse.

A estudante da Universidade de Aberdeen admitiu, no entanto, que "tem sido muito difícil ficar presa em casa". "Tem sido bastante deprimente, por isso estou muito feliz por [o sol] finalmente ter voltado", acrescentou.

Aquele meio salientou que os primeiros 10 dias de 2026 brindaram o nordeste da Escócia com neve forte e, desde então, tem chovido quase sem parar. 

Aliás, mais de 277 mm de chuva caíram em Aboyne, em Aberdeenshire, só durante o mês de janeiro. Trata-se de um valor cerca de quatro vezes a média mensal.

De acordo com especialistas, o culpado foi um "bloqueio meteorológico", que limitou a possibilidade de condições mais estáveis e secas.

As alterações climáticas podem, inclusive, intensificar os períodos de chuva. Dados do serviço nacional de meteorologia do Reino Unido deram conta de que um aquecimento de 1,5 °C poderá traduzir-se num aumento de até 16% na precipitação em Aberdeen e de 13% em Aberdeenshire, quando comparado com os níveis registados nas décadas de 1980 e 1990.

Leia Também: Ursos polares de Svalbard resistem ao aquecimento melhor do que esperado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939679/sol-voltou-a-aberdeen-ao-fim-de-21-dias-desde-1957-que-nao-acontecia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes