Soares dos Reis reúne "Adoração dos Magos" e "Descida da Cruz"
- 10/02/2026
Em comunicado, o Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR) revelou que vai receber, ao longo do ano, "um ciclo de quatro exposições constituídas por bens culturais emblemáticos do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA)", de Lisboa, que se encontra encerrado para obras de requalificação no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Assim, a partir de fevereiro e durante todo o ano, mas ainda sem datas exatas, "Adoração dos Magos", da coleção do MNAA, vai ser exposta lado a lado com "Descida da Cruz", propriedade da Fundação Livraria Lello em depósito no MNSR, e a par de desenhos de Domingos Sequeira na coleção do Soares dos Reis.
De acordo com fonte do MNSR, não há registo de as duas pinturas estarem juntas no Porto, tendo estado reunidas no MNAA, pelo menos, em 1992.
O calendário de exposições de peças do MNAA no Porto começa no dia 12 de fevereiro, com "Sequeira: Os Estudos Finais", que vai contar com uma conversa entre Alexandra Markl e Ana Paula Machado, no dia 19. A mostra fica patente até abril.
Seguem-se as exposições "Cavaleiro Faria", de abril a junho, "Miniaturas, vários suportes e linguagens", de julho a setembro, e "Jóias de Goa", de outubro a dezembro.
Domingos Sequeira (1768-1837) é considerado o mais talentoso e original pintor português do seu tempo, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da arte portuguesa de início do século XIX, segundo os historiadores de arte.
"Descida da Cruz" e "Adoração dos Magos" fazem parte de um grupo de quatro pinturas tardias de Domingos Sequeira - com "Ascensão" e "Juízo Final" - feitas durante os seus últimos anos de vida, em Roma, onde morreu em 1837.
Leia Também: MAAT, Padrão dos Descobrimentos e Castelo de S. Jorge encerrados













