SNS: Vagas por preencher demonstram "crise estrutural" de especialidades

  • 30/11/2025

Em comunicado, a Ordem aponta os exemplos da medicina geral e familiar (médicos de família), da medicina interna e da medicina intensiva para salientar que os dados do concurso que terminou no sábado "revelam um agravamento de vagas não preenchidas em especialidades essenciais" no serviço público.

 

"É evidente que o SNS enfrenta uma crise de recrutamento nas especialidades essenciais e que se agrava ano após ano. As regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Norte são as mais afetadas", salienta.

Em causa estava um total de 2.331 vagas iniciais disponibilizadas para as várias especialidades a ocupar nas unidades do SNS que vão receber os novos médicos, que iniciam a sua formação especializada a partir de 01 de janeiro de 2026.

Estavam em condições de escolher uma especialidade 2.375 médicos que terminaram a sua formação geral.

De acordo com a análise feita pela OM, a medicina geral e familiar, que assegura os cuidados primários prestados à população nos centros de saúde, encabeça a lista de especialidades com mais vagas vazias, 229, um terço do total de lugares disponibilizados no concurso deste ano.

Quanto à medicina interna, que a Ordem considera ser um "pilar fundamental dos hospitais", apenas 52% das 204 vagas disponíveis ficaram ocupadas, refere a mesma nota informativa.

"Verificou-se ainda um desinteresse assinalável pela medicina intensiva", especialidade médica dedicada ao tratamento de doentes em estado crítico que necessitam de monitorização e suporte avançado de vida, lamenta a OM, avançando que 59 das 74 vagas foram preenchidas.

Já na saúde pública, dos 60 lugares disponíveis, 23 ficaram vazios, adianta ainda a organização liderada por Carlos Cortes, concluindo que, no total o concurso de internato médico de 2025, foram disponibilizadas 2.331 vagas, tendo sido preenchidas 1.862, ou seja, 20% ficaram desocupadas.

Para Carlos Cortes, desvalorizar a medicina geral e familiar "fragiliza todos os níveis assistenciais e coloca em crise faixas territoriais e segmentos da sociedade necessitados de cuidados de saúde próximos, eficazes e proativos".

Os dados do portal da transparência do SNS indicam que, em outubro deste ano, 1.542.989 utentes não tinham médico de família atribuído.

Carlos Cortes questiona ainda "qual a razão para o Ministério da Saúde ainda não ter implementado" o pacote de 25 propostas apresentadas pela OM e que visam melhorar as condições de trabalho, carreira, formação e remuneração, com o objetivo de reter profissionais no país e atrair os que estão no estrangeiro.

O presidente do Conselho Nacional do Médico Interno da Ordem considera que os resultados do concurso "reforçam o cartão vermelho que os jovens médicos dão à atratividade do internato médico" no SNS.

Além disso, "demonstram a urgência de medidas de flexibilização dos percursos formativos, incentivos dirigidos a especialidades e regiões menos atrativas, assim como a necessidade de uma melhoria transversal das condições de trabalho", defende José Durão.

Depois de muitos anos a ser organizado pelas administrações regionais de saúde, entretanto extintas, a ACSS voltou a receber o processo de escolhas de vagas para a formação especializada, que decorreu até sábado.

Este ano, o processo de seleção das vagas para a formação especializada dos médicos decorreu através de uma nova plataforma informática, desenvolvida no âmbito do projeto de desmaterialização do internato médico.

Leia Também: Cerca de 20% das vagas para especialidades médicas ficaram por preencher

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2897320/sns-vagas-por-preencher-demonstram-crise-estrutural-de-especialidades#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes