Slimani recorda Sporting: "Passei fome por não saber que davam almoço"
- 16/01/2026
Islam Slimani já está longe dos seus tempos áureos em que era um 'matador' de área, mas ainda continua a jogar futebol. Esta sexta-feira, recordou os tempos passados no Sporting, onde admitiu que viu condições fora de série, mas que também passou fome (por culpa própria).
"Em Portugal, é especialmente bom jogar nesses três [Benfica, FC Porto e Sporting], porque posso afirmar que são clubes a sério. As condições que existem no Sporting, em termos extrafutebol, não as consegui encontrar em mais lado nenhum. Não precisas de fazer nada, nem tu nem a tua família", começou por dizer o avançado argelino, em entrevista com o jornalista Colin Dicanot,
"Até me faziam compras quando não estava lá. Se queres mantimentos, dizes o que queres, pagas e eles fazem as compras. Há pessoas lá que só estão para isso, que não tem nada a ver com futebol, estão lá para as famílias. Se quiseres organizar uma viagem, eles organizam-te", confessou.
Islam Slimani acabou por admitir que passou um momento caricato durante um ano no Sporting, já que andou a comer pizzas congeladas... por não saber que serviam almoço na Academia Cristiano Ronaldo.
"Tinha fome quando cheguei ao Sporting. A minha vida era a seguinte: ia aos treinos, voltava para casa e comia uma pizza, das congeladas, de margueritta. Juro que é verdade. Pizza congelada ao meio-dia e também comia noodles, daqueles que vêm num pacote e metes a ferver. Comia isso todos os dias, mais atum e margarina..."
"Fazia uma sesta, à tarde bebia um café e o que não tinha comido ao almoço, comia à noite ou no dia seguinte. Fiz isso durante um ano. Não fui uma vez a um restaurante. Juro e não sabia cozinhar. Sabes o pior? É que davam almoço na Academia, mas eu não sabia. Estava tão focado que nem sabia e ia logo para casa. E ninguém me perguntava porque é que não ia comer!", disse, entre risos.
No que à adaptação diz respeito, o agora ponta-de-lança do Cluj, da Roménia, admitiu que teve muitas dificuldades devido à língua, ainda que tivesse a ajuda de Adrien Silva, que falava francês.
"Vim da Argélia, chego a Portugal, não falo português nem inglês, falo um pouco de francês e árabe. Falava muito com o Adrien Silva, que é francês, mas ele tinha a sua própria vida. Esforcei-me e todos, mas mesmo todos os dias aprendia uma palavra em português. No primeiro mês não joguei porque a minha carta de dispensa ainda não tinha chegado, pensei: o que é que eu fiz? Foi duro...", comentou.
De recordar que Islam Slimani jogou com a camisola dos leões em 123 ocasiões, nas duas passagens pelo clube de Alvalade - de 2013/2014 a 2016/2017 e ainda em 2021/2022 -, onde faturou por 61 vezes, tendo ainda contribuído com nove assistências para golo.
Atualmente, representa o Cluj, da Roménia, somando um total de oito jogos pelo emblema romeno, contribuindo com um golo e uma assistência em todas as competições na presente temporada 2025/26, aos 37 anos.














