Sistema de rega atingiu adeptos do Benfica e Moreirense vai pagar multa
- 20/12/2025
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol divulgou, esta quinta-feira, o mapa de castigos dos jogos referentes às passadas jornadas das I e II Ligas, com destaque para uma multa algo insólita na goleada do Benfica frente ao Moreirense (0-4), no passado domingo.
Durante o intervalo, a água do sistema de rega deixou de atingir apenas o tapete verde para acertar também em alguns adeptos que se encontravam numa das bancadas centrais do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, mais concretamente numa zona em que se encontravam apenas simpatizantes do clube encarnado.
Tal momento inesperado rapidamente levou uma parte desses espectadores a abandonar aquela zona da bancada do estádio, ainda que de forma temporária, enquanto o problema não era resolvido pelos responsáveis dos cónegos. Nada disso impediu o emblema minhoto de receber uma multa de 1.122 euros.
"Durante o período de rega ao relvado, durante o intervalo, adeptos situados por toda a bancada central nascente, nos lugares mais próximos do terreno de jogo, foram atingidos por água da referida rega, uma vez que esta se encontrava mal calibrada", pode ler-se no comunicado.
Multas estenderam-se à pirotecnia
A utilização de pirotecnia, por parte dos adeptos do Benfica, ditou uma sanção de 1.910 euros, sendo que também o Moreirense levou 'por tabela', com uma penalização de 700 euros, face ao "incumprimento de dever de garantir a observância de todas as regras e condições de acesso e de permanência de espetadores no recinto desportivo, em virtude de não ter sido impedida a entrada de engenhos pirotécnicos.
"Foi deflagrado um artefacto pirotécnico – engenho sonoro, vulgo petardo, no sector 2 da Bancada Topo Norte, reservada a adeptos afetos ao SL Benfica (equipa visitante). Os militares colocados naquela área identificaram o autor da deflagração, conotado com a massa adepta do SL Benfica, à saída dos adeptos após o término da partida", acrescentou ainda a FPF no comunicado, baseado no relatório do delegado do jogo e também no relatório de policiamento desportivo.
No capítulo dos cartões amarelos, nota apenas para as cartolinas exibidas a Mateja Stjpenanovic (terceiro na prova a valer multa de 57 euros) e a Vasco Sousa (segundo no campeonato a ditar uma sanção de 43 euros), sendo que este último, emprestado pelo FC Porto, voltou a sofrer uma grave lesão, acabando por ser alvo de uma intervenção cirúrgica ao perónio da perna direita, na passada sexta-feira.















